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Búzios e Iguaba Grande são as únicas cidades da Região dos Lagos a atingir meta do Ideb

Thaiany Pieroni

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Os municípios de Búzios e Iguaba Grande foram os únicos da Região dos Lagos a conseguirem atingir a meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos últimos dois anos de avaliação. O Ideb visa mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro.

Em Búzios a nota de 2015 foi 5.3, enquanto a meta planejada era de 5.2. Já em 2017, o resultado foi ainda melhor chegando a 5.9, quatro pontos a mais que a meta estipulada que era de 5.5.  De acordo com o município, o resultado é conseqüência do trabalho realizado com muita dedicação pela equipe da Educação, que inclusive já alcançou antecipadamente, segundo a projeção do Inep-MEC, o IDEB previsto para 2019.

Já em Iguaba Grande, em 2015 o índico foi de 5.8, sendo a meta de 5.1. Enquanto em  2017, o resultado foi de 6.1, sete pontos a mais que a meta estipulada de 5.4.

 

Sobre o Ideb - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de zero a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.


 

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