Mídias Sociais

Cidades

Bombeiros de 18º GBM podem ser premiados por resgate de baleia encalhada

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O resgate da baleia Jubarte, realizado em agosto do ano passado, em Búzios, foi uma das ocorrências escolhidas para concorrer ao Conrad Dietrich Magirus Award, concurso internacional que premia as melhores atuações de equipes de resgate do mundo.

Em um primeiro momento, a ocorrência foi eleita por um júri técnico. Mas, a segunda etapa contará com a participação do público, que poderá dar seu voto online até o dia 27 de janeiro. Para participar da votação, basta acessar o link: https://award.magirusgroup.com/en/international-firefighting-team/

A corporação vencedora do concurso ganhará uma viagem para Nova Iorque, onde oito bombeiros vão participar de um treinamento exclusivo pela Magirus Fire Fighter Academy.

 

Ocorrência mobilizou toda a Região dos Lagos - Dezesseis bombeiros atuaram durante, aproximadamente, 10 horas no desencalhe de uma baleia da espécie Jubarte, que encalhou na Praia Rasa, em Búzios; A operação contou com equipamentos como jetski, reboque, embarcações, além da ajuda de populares sensibilizados com o encalhe.

A atuação dos bombeiros nesta ocorrência também baseou a criação de um Procedimento Operacional Padrão (POP) do CBMERJ para salvamento de cetáceo (animal marinho pertencente à classe dos mamíferos).

Também participaram do resgate da baleia Jubarte o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgãos da Prefeitura de Búzios, a Polícia Militar e a Capitania dos Portos.

Mais lidas da semana