Parece que a prefeitura de Cabo Frio recebe mais ajuda do que merece. Diante do atual cenário de crise que a cidade se encontra, talvez o Ministério Público tenha encontrado uma saída para reformar a Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, no centro.
Acontece que está em andamento um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mediado pelo Ministério Público, entre a Prefeitura e um empresário da cidade para a revitalização do antigo prédio da biblioteca. Com dívidas junto ao município, o empresário arcaria financeiramente com os cursos das obras.
A medida iria resolver os problemas dos dois lados, pois o empresário teria sua dívida liquidada, e a prefeitura teria o prédio da biblioteca completamente reformado. Esse que já é desejo antigo da população, devido à riqueza história e cultural que a biblioteca possui.
A Prefeitura não forneceu muitos detalhes sobre o TAC, para não atrapalhar as conversas com o Ministério Público. Em nota, a administração municipal informou que a Procuradora de Cultura, Mônica Gonçalves, só poderá comentar o TAC, após a conclusão homologada, o que não tem prazo para acontecer.
Enquanto a reforma não acontece, o acervo bibliográfico da cidade, estimado em torno de 20 mil peças, continuará à disposição da população em uma sala comercial no Edifício Grand Maison, na Rua Inglaterra, Jardim Caiçara, até que a reforma saia do papel.
Mateus Marinho