Mídias Sociais

Cidades

Autoridades buscam alternativas para despoluição da Lagoa de Araruama, no trecho da Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Um encontro foi realizado nesta segunda-feira, 21, para tratar sobre as alternativas para a despoluição do trecho da Lagoa de Araruama que margeia a Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Participaram representantes da Prefeitura de Cabo Frio, da Prolagos e do Consórcio Intermunicipal Lagos São João.

Após um encontro na sede da Prefeitura, o grupo fez uma visita técnica em três elevatórias da Prolagos, sendo uma nas Palmeiras (Excelsior) e duas na própria Praia do Siqueira.  O objetivo foi avaliar a condição da estrutura operada pela concessionária, dentro do saneamento de tempo seco, quando uma comporta é aberta em caso de chuva torrencial e o esgoto misturado à água da galeria pluvial, é jogado diretamente na lagoa.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flávio Moreira, serão estudadas formas para melhorar a renovação de água na Praia do Siqueira e impedir o assoreamento daquela região.

“A gente precisa criar de forma urgente um sistema de cisternas ecológicas, caixas de areia ou jardins de infiltração, para quando a comporta for aberta, ser possível reter esse sedimento todo que estava dentro da galeria. Como chove pouco na região, o saneamento de tempo seco funciona bem, mas é preciso melhorar essa saída. Hoje, a comporta é liberada e o sedimento vai direto para lagoa. Esse sedimento provoca assoreamento. Pensamos em duas ações na Praia do Siqueira: tirar o antigo enroncamento (espécie de barragem feita de pedras) no Canal Palmer para a água poder circular e fazer um sistema de pulmão na saída das grandes elevatórias”, explicou.

A Prefeitura vai fazer um estudo, com a participação da Secretaria de Obras e das Coordenadorias de Meio Ambiente e de Planejamento, para apresentar ao Consórcio Intermunicipal Lagos João, responsável pela execução do projeto. Os recursos para as obras serão do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI). Como há prazo para utilização da verba, a licitação deve ocorrer até março.

O vice-prefeito Felipe Monteiro, que participou da vistoria, disse que o governo municipal vai fazer todos os esforços para melhorar a qualidade de vida dos moradores da Praia do Siqueira, em especial, de pescadores que tiram das águas da Lagoa de Araruama o sustento.

“O compromisso do nosso governo é ouvir os moradores da Praia do Siqueira, assim como todos os moradores do município e buscar soluções em cada bairro. A gente sabe que a Praia do Siqueira está em situação muito delicada e o poder público precisa atuar nessa questão. O prefeito Dr. Adriano Moreno já encaminhou isso para todas as secretarias para ajudar a consertar os problemas que estão ocorrendo e atender aos anseios da sociedade”, declarou o vice-prefeito.

Mais lidas da semana