Mídias Sociais

Cidades

Atividades ligadas ao Projeto Bandeira Azul acontecem neste fim de semana em Cabo Frio

Publicado

em

 

Para este sábado e domingo estão programadas palestras sobre o “O Ciclo da Água” e “Educação Ambiental”

A Praia do Peró, em Cabo Frio, terá mais um fim de semana de ações ambientais voltadas para a certificação da orla no programa Bandeira Azul.  Para este sábado, 27, e domingo,28, estão programadas palestras sobre o “O Ciclo da Água” e “Educação Ambiental”, enquanto nesta sexta-feira, 26, o tema “Segurança” foi abordado por integrantes do 18°Grupamento do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio. As ações acontecem sempre das 9h ao meio-dia, na faixa de areia em frente ao hotel Âncora.

Nesta semana, a praia também recebeu uma ação do Projeto Defesinha, da Defesa Civil do município de São Pedro da Aldeia. Cerca de 150 crianças receberam orientações sobre meio ambiente e cidadania, ouviram atentamente às palestras sobre controle de mosquitos e cuidados com a febre amarela e saúde coletiva, além das metas a serem cumpridas para que a Praia do Peró consiga a certificação internacional. Em seguida, divididas em grupos, colocaram a mão na massa e partiram para um mutirão de limpeza da faixa de areia, retirando pontas de cigarro, tampinhas de garrafa e outros micro lixos nocivos à natureza.

As atividades fazem parte do evento “Escola Mar”, que segue até 4 de fevereiro, ainda com palestras sobre Dunas e Sua Importância no Ecossistema e Qualidade da Água – Amostragem, nos dias 02 e 03 de fevereiro.

“A ideia é incentivarmos cada vez mais a consciência ambiental nas pessoas, principalmente naqueles que visitam nossa região, aproveitando o momento da alta temporada para começar a criar uma consciência de que Cabo Frio está em busca desta grande certificação, e desta forma ir acostumando e informando a todos sobre este novo momento que estamos buscando para a Praia do Peró e Cabo Frio como um todo”, salientou Carlos Magno da Silva Maíques, um dos coordenadores do Bandeira Azul.

Sobre o projeto - O programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. É uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC. Em caso de certificação, a Praia do Peró será recomendada pelos principais atores do trade turístico como um dos melhores destinos mundiais.

Mais lidas da semana