Mídias Sociais

Cidades

Atividades do Projeto “Escola do Mar” na Praia do Peró encerram neste fim de semana

Publicado

em

 

A ideia das ações, que compõem o programa Bandeira Azul, é conscientizar a população sobre a preservação ambiental. 

Esse é o último fim de semana do Projeto “Escola do Mar”, desenvolvido na Praia do Peró, com o objetivo de incentivar cabo-frienses e visitantes sobre a preservação do meio ambiente. A programação está inserida no Programa Bandeira Azul, que busca a certificação internacional que incluirá a Praia do Peró, nos destinos recomendados pelas principais agências de turismo ecológico do trade internacional.

“A ideia é incentivarmos cada vez mais a consciência ambiental nas pessoas, principalmente naquelas que visitam nossa região, aproveitando o momento da alta temporada para começar a criar uma consciência de que Cabo Frio está em busca desta grande certificação, e desta forma ir acostumando e informando a todos sobre este novo momento que estamos buscando para a Praia do Peró e Cabo Frio como um todo. Avalio o evento como muito positivo, pois a aceitação e participação dos turistas, moradores e comerciantes foi acima do esperado”, salientou Carlos Magno da Silva Maíques, um dos coordenadores do Programa Bandeira Azul.

Para encerrar a programação, nesta sexta-feira, 2, será realizada uma oficina ambiental que enfatizará a importância das dunas para a manutenção de todo o ecossistema da Praia do Peró. A atividade será desenvolvida pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade. No sábado, 03, haverá uma oficina sobre amostragem (análise) da água, comandada por professores da Universidade Veiga de Almeida. A cerimônia de encerramento da “Escola do Mar” acontece no domingo, 4. Todas as atividades acontecem na faixa de areia da Praia do Peró em frente ao Hotel Âncora, sempre das 9h ao meio-dia.

A programação iniciou no último dia 13 e contou com uma série de eventos como coleta de microlixo, jogos ambientais e coleta seletiva, boas práticas em saúde, cuidados com exposição ao sol, orientações sobre minimização de geração de resíduos sólidos, palestras sobre as dunas e sua importância para a fauna e a flora local, geografia das praias, boas práticas de segurança no mar e acessibilidade para portadores de necessidades especiais, a cargo da empresa SOMA e do grupo SOCIOS, de portadores de necessidades especiais de Cabo Frio, entre outras atividades.

Vale ressaltar que o Programa Bandeira Azul continua em Cabo Frio até que todos os critérios para concessão do selo de certificação sejam cumpridos.


 

Mais lidas do mês