Mídias Sociais

Cidades

Arraial do Cabo decreta estado de calamidade

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Prefeitura de Arraial do Cabo decretou estado de calamidade pública, nesta sexta-feira, 17, devido ao agravamento dos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.

De acordo com a Prefeitura, a medida é necessária para solicitar todo tipo de cooperação nas situações emergenciais. “Estamos vivendo um momento triste em nossa cidade, em que famílias perderam suas casas, estradas interditadas, deslizamentos de terra, entre outros transtornos causados por essa forte chuva. Todas as equipes estão nas ruas trabalhando para minimizar todos os impactos gerados e estamos aguardando a chegada da Defesa Civil do Estado para uma reunião e, dessa forma, definir outras ações”, afirmou Renatinho.

De acordo com o relatório da Coordenadoria de Defesa Civil de Arraial do Cabo, as fortes chuvas que atingiram a cidade resultaram em danos materiais, ambientais e sociais.

No momento, a RJ-140, principal via de acesso ao município, na altura da Prainha, está interditada para quem entra na cidade devido a um deslizamento de terra da encosta. A Secretaria de Serviços Públicos já está fazendo o patrolamento na estrada da Alcalis para o acesso alternativo.

O acesso ao bairro Praia do Pontal feito pela estrada de terra ao lado da Vila Industrial, foi bloqueado por conta de rachaduras no solo próximo à praia. A estrada da Rebeche também foi bloqueada por conta do deslizamento de terra no local. O acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia foi interditado.

De acordo com a Prefeitura, outros três deslizamentos de terra foram confirmados em áreas residências sendo no Beco de Búzios, na Cabocla, Travessa Vera Cruz, e escadaria do Canaã. As famílias foram retiradas do local e estão abrigadas em casa de parentes. A Prefeitura, através da Assistência Social, colocou o Adolpho à disposição para receber as famílias em zonas de risco.

A Defesa Civil reforça o estado de calamidade próximo às encostas dos morros e pede para que a população acione 199 em casos de emergência. A Secretaria de Assistência Social está de plantão através do número (22) 99961-3787.

Os moradores em áreas de risco devem entrar em contato com a Defesa Civil imediatamente em casos de emergênciae procurar a Secretaria de Assistência Social no CRAS.

 

 

Pontos de acolhimento - A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, está disponibilizando dois pontos para acolher os desabrigados, são eles a Primeira Igreja Batista e na Escola Municipal Adolpho Beranger Jr.

De acordo com a Prefeitura, neste momento, qualquer ajuda é de grande valia. Um gabinete de emergência foi montado pela Assistência Social no centro da cidade, no CREAS, Rua Osvaldo Cruz, n°62. Neste endereço estão doações de roupas, alimentos, água, roupas de cama, colchões e qualquer outra contribuição que possa ser feita.

Em qualquer emergência, entrar em contato pelo SOS Arraial, no número (22) 99961-3787. O número é de apoio a toda população cabista, para avisar em caso de desabamento, inundações e situações de risco em geral.


 

Mais lidas do mês