Mídias Sociais

Cidades

Ações de combate à proliferação do Aedes aegypti continuam nesta semana em Macaé

Publicado

em

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão durante toda a semana realizando ações de combate ao Aedes aegypti, ao culex e a roedores, em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

O trabalho é realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que atua em todo o município, e já atendeu mais de 70 mil visitas domiciliares na cidade desde o início desse ano.

Segundo a prefeitura, de janeiro a março deste ano, o setor realizou 74.121 visitas domiciliares, 111 atendimentos à reclamação do mosquito, 2.492 controles de roedores, e 40 palestras educativas, ações que devem prosseguir mesmo no outono.

De acordo com o coordenador geral do CCZ, Flávio Paschoal, os cuidados, mesmo neste período, devem ser redobrados tendo em vista as variações climáticas, e principalmente as chuvas que caem na região nessa época do ano.

“Nesta época do ano, a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti é maior. Por esse motivo, os cuidados devem ser mantidos, principalmente depois que chove. O morador deverá ficar atento aos locais com água parada e tapar, devidamente, caixas d´água, entre outros depósitos, para impedir o surgimento de larvas do mosquito, além de lavar diariamente os recipientes de água dos animais de estimação”, explicou o coordenador.

O governo municipal anunciou ainda que ate sexta-feira, 13, os agentes de combate a endemias estarão realizando mutirões das 8h às 16h, nos bairros da Nova Esperança, Malvinas, Morro de Santana, Novo Cavaleiros, São Marcos, Cajueiros, Centro, Miramar, São José do Barreto e Barra de Macaé.

Mais lidas do mês