Mídias Sociais

Cidades

Acesso ao “Lago do Amor” em Arraial do Cabo é interditado

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O acesso ao “Lago do Amor” em Arraial do Cabo foi interditado pela Secretaria do Ambiente, INEA e Defesa Civil por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em uma reunião do Conselho do Parque Estadual da Costa do Sol, na semana passada, com a presença de diversos representantes e de guias credenciados pelo INEA.

A medida tem como objetivo garantir a segurança de moradores e turistas do local, tendo em vista que o acesso é considerado extremamente perigoso, pois além de barrancos, o lago só aparece quando a maré está baixa e muito calma.

No ano passado a Defesa Civil já havia colocado placas sinalizando o perigo e alertando que o local só poderia ser frequentado em excursões com guias credenciados e com equipamentos de segurança. Mas, infelizmente, há diversos relatos de pessoas que se arriscaram a ir sozinhas ao local, e por isso, diversos acidentes foram registrados. Recentemente, foi registrada também a morte de um jovem que foi atingido por uma forte onda e não resistiu.

Ainda de acordo com a Prefeitura, com as chuvas que assolaram o município em maio, a trilha se tornou ainda mais arriscada devido ao deslizamento de pedras. O acesso foi cercado com arame farpado e novas placas de local proibido foram instaladas. Excursões também foram proibidas.

É importante ressaltar que as trilhas em encostas são arriscadas e só devem ser feitas em locais aprovados pela Defesa Civil e na companhia de guias credenciados pelo INEA. Para ter acesso ao guia de trilhas e profissionais cadastrados, os interessados devem procurar a Secretaria do Ambiente e a Secretaria de Turismo.

 

Mais lidas da semana