Mídias Sociais

Cidadania

Abrigo de Inverno para moradores em situação de rua será antecipado em Macaé

Publicado

em

 

Com a aproximação do inverno e a consequente chegada dos dias mais frios, a condição das pessoas em situação de rua fica mais difícil, principalmente, nas madrugadas e no amanhecer, quando a temperatura cai trazendo impactos fisiológicos ao nosso corpo. Como as quedas constantes de temperatura que já começaram o prefeito Welberth Rezende determinou a antecipação do Abrigo de Inverno.

 

Nesse sentido, a secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), em parceria com a segurança pública municipal, realizou na tarde desta segunda-feira (6), no Hotel de Deus, uma reunião intersetorial para definir as estratégias de acolhimento à população em situação de rua no abrigo temporário.

 

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso, os comandantes da Guarda Municipal, Robson de Souza e do Grupo de Apoio Operacional (GAOp), Eduardo de Souza, o coordenador da Pousada da Cidadania, Alanderson Souza, coordenadores da Proteção Social Especial da Alta Complexidade, Jéssica Venanço, e da Média, Jorge Ramos, além da equipe técnica representada pela assistente social Elaine Antunes.

 

- Por causa das constantes quedas de temperatura decidimos logo realizar esta reunião estratégica para organizar previamente o acolhimento temporário, com a parceria da Guarda Municipal e do GAOp. A orientação do nosso prefeito Welberth Rezende é para que antecipemos o Abrigo e Inverno e que nossa atuação junto à população em situação de rua seja feita de forma humanizada e acolhedora. Então, tudo de melhor está sendo providenciado para acolher e abrigar de forma digna as pessoas em situação de rua -, ressaltou o secretário.

 

O Abrigo de Inverno funcionará de domingo a domingo, incluindo feriados, até o fim do inverno, de forma que essas pessoas recebam o atendimento que precisam para escapar do frio das ruas durante a noite. São mais de 90 dias de pernoite no Hotel de Deus, localizado na Linha Azul.

 

Segundo Fabrício, todas as noites as 40 pessoas abrigadas serão recepcionadas por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como assistentes sociais e psicólogos. O atendimento será feito a partir das 18h, diariamente e prioritariamente, às pessoas em situação de rua referenciadas no Centro Pop. No local, elas recebem o jantar e em seguida vão para seus quartos para pernoitar. Às 7h da manhã, tomam café e posteriormente são liberados.

Mais lidas da semana