Mídias Sociais

Cidades

A história da Petrobras se confunde com a própria história da exploração do petróleo no Brasil

Avatar

Publicado

em

 

Criada em 1953, no governo de Getúlio Vargas, a estatal marcou a década de 50, sendo a maior empresa petrolífera do Brasil e uma das maiores do mundo.

Daniela Bairros

A Petrobras está completando nesta terça-feira (03), 64 anos de existência. Criada em 1953, no governo de Getúlio Vargas, a estatal marcou a década de 50, sendo a maior empresa petrolífera do Brasil e uma das maiores do mundo.

Sediada no Rio de Janeiro está presente, atualmente, em diversos países. A estatal é uma empresa de capital aberto, cuja União, ou seja, o Governo Federal  desempenha o papel de seu maior acionista.

A Petrobras trabalha, essencialmente, na exploração, produção e na comercialização de petróleo, bom como na distribuição de derivados, entre outros.

O início

O CNP (Conselho Nacional do Petróleo) iniciou, em 1938, o trabalho de estruturação da exploração de petróleo no Brasil, onde um grupo de nacionalistas defendia que a exploração fosse monopólio do Estado, e outro grupo, defendia que privados, nacionais ou estrangeiros poderiam explorá-lo.

Em 1948, é elaborado o Estatuto do Petróleo, cujo objetivo era regularizar a questão da exploração petrolífera, considerando a concorrência no ramo.  A comissão que elaborou esse projeto de lei não acreditava na possibilidade de o Estado conseguir manter sozinho a exploração do petróleo. Os nacionalistas, então, entram em ação ao lançar um movimento popular que teve a frase “O petróleo é nosso” como slogan. Anos depois, pela Lei nº 2004, foi criada a Petrobras, cuja fiscalização ficou a cargo do Conselho Nacional do Petróleo.

Trajetória

Em 1961 é fundada a primeira refinaria da Petrobras, a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro. É uma das maiores e mais importantes refinarias do Brasil.

Em 1963 é criado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimentos (Cenpes), no Rio de Janeiro. É um dos mais importantes centros de pesquisa aplicada do Mundo.

Em 1968 é construída a primeira plataforma auto-elevatória - a P-I. Ela foi responsável pela primeira descoberta de petróleo no mar do Brasil, mais precisamente em Sergipe.

Em 1971 é fundada a Petrobras Distribuidora, no Rio de Janeiro. É a maior empresa do Brasil na área de distribuição de petróleo e seus derivados. Está, também, presente na Argentina, no Chile, na Colômbia, no Paraguai e no Uruguai.

Em 1974 é descoberta a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Tem cerca de 100 mil quilômetros quadrados. Nessa região operam várias plataformas, sendo as principais pertencentes à cidade de Macaé, que é a principal produtora de petróleo no Brasil, por isso recebe, nacional e internacionalmente, o título de Capital Nacional do Petróleo.

Em 2007 é descoberto o Pré-Sal, na Bacia de Santos, no litoral do estado de São Paulo.

O Pré-Sal

O Pré-Sal é uma reserva de petróleo localizada por baixo de uma crosta de sal, em águas profundas. Atualmente, a sua produção já corresponde a 20% da produção de petróleo, cuja tendência é crescer substancialmente. Tal crescimento num reduzido espaço de tempo é um recorde no desempenho da Petrobras.

Marca

Levando em conta o caráter nacionalista, o nome e o logotipo da Petrobras sofreram algumas alterações. O seu primeiro logotipo lembra, em formato e cores, a bandeira do Brasil.

Em 2000, considerando a internacionalização da empresa, foi lançada uma alteração ao nome para Petrobrax. Mas, a insatisfação das pessoas que defendiam que o final do seu nome tinha de manter o bras de Brasil, fez com o que o mesmo se mantivesse.

Premiações

Ao longo dos anos, a Petrobras tem sido premiada. Dentre os prêmios e certificações, estão:

Seis vezes entre as Dez Marcas Brasileiras Mais Valiosas - Ranking da Interbrand.

1.º lugar no setor petroquímico em As Empresas mais Admiradas do Brasil, em 2013, bem como, 8.º lugar em Os 10 Líderes Mais Admirados - Revista Carta Capital.

Melhor Empresa do Setor de Petróleo e Gás, em 2013 - Época Negócios 360.º.

Onze vezes consecutivamente premiado na categoria combustível do Prêmio Folha Top of Mind.

Troféu Transparência 2014 - Associação dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e Serasa Experian.

2.º lugar Empresas dos Sonhos dos Jovens - Cia de Talentos, em parceria com a empresa Nextview People.

5.º lugar em Marca Mais Valiosa do Brasil de 2014 - Ranking promovido pela consultoria BrandAnalytics e pelo instituto inglês Millward Brown.

Líder entre as Maiores Indústrias - Ranking anual Melhores & Maiores 2014, da revista Exame.

Pela sétima vez Melhor Empresa de Petróleo e Gás - Valor 1000 - 14ª edição do Anuário Valor 1000, em 2014.

Nona Maior Companhia de Energia do Mundo - Consultoria IHS Energy 50, em 2014.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana