Mídias Sociais

Cidades

1ª Copa União Macaé de Taekwondo é realizada com sucesso

Bertha Muniz

Publicado

em

 

O segundo maior evento de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro aconteceu no último dia 16, em Macaé. A 1ª Copa União Macaé de Taekwondo reuniu 270 atletas, divididos em 18 equipes (Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Porciúncula e Natividade).

O evento, realizado pela União Macaé Taekwondo, aconteceu no Clube Cidade do Sol, com a participação da União Norte Noroeste Fluminense de Taekwondo (UNNFTKD), através do presidente Herval Monteiro. Na oportunidade, foram homenageados dois atletas que deixaram um legado em relação à modalidade, mas, já fizeram suas passagens aqui na Terra, Rodrigo Barcelos, então 2º DAN e Fu Yen Sung, 1º DAN.

A Copa contou com a presença do mestre coreano Soon Myung Choi, responsável por implantar a modalidade no município, em 1982, inaugurando a Academia Choi. O mestre veio de São Paulo para prestigiar o evento e ficou satisfeito com o que viu. “Os organizadores dessa Copa estão de parabéns, são competentes e esforçados. Além disso, eles sabem trabalhar. E estou impressionado com os atletas ‘faixas brancas’. Todos aqui têm um grande potencial”, disse.

O Mestre Denilson Chagas, faixa preta, 6º DAN, da Academia Taiwan, no bairro Costa do Sol, confessou que a realização do evento só foi possível graças a união entre os amigos e mestres da região. “Nossa intenção é realizar a Copa anualmente, sempre em setembro”, disse.

O Coordenador dos Técnicos de Taekwondo de Macaé, Wagner Germano, faixa preta 2  DAN, compartilha da mesma opinião do mestre Denilson, em relação ao sucesso do evento estar associado à união. “A parceria, a amizade e o espírito de equipe, por meio dos envolvidos na modalidade, são fundamentais para o crescimento do Taekwondo na região”, pontuou.

As Equipes vencedoras foram: Davi Velasco, Wedson Santos, Jesus, Liga Cabofriense de Taekwondo, Eduardo Maciel, respectivamente, do primeiro ao quinto lugar.  A melhor luta ficou por conta do Professor Gerivaldo, da 2ª Igreja Batista. A segunda melhor luta foi de Diogo Ribeiro das Chagas. A melhor técnica POMSAE foi de Wedson Santos, de Conceição de Macabu. Os campeões em Luta foram: Segunda Igreja Católica, Lions, Projeto Lagomar, Jesus ao Extremo e equipe de Casimiro de Abreu, respectivamente, do primeiro ao quinto lugar.

Segundo um dos organizadores, Anderson Rangel Campos, Faixa Preta, 3º DAN, essa Copa foi o primeiro passo para a inauguração do Centro Especializado de Treinamento de Taekwondo, prevista para 2019. “Estamos na luta para conseguir um espaço de treinamento para crianças carentes. Além de tirar a criançada da ociosidade, transformar em cidadãos mais coesos, disciplinados, com mais valores e domínio próprio”, anunciou.

A Copa contou com a presença do mestre coreano Soon Myung Choi, responsável por implantar a modalidade no município, em 1982.

Sobre a Copa, Anderson ressaltou que o intuito é motivar ainda mais os atletas e reunir todos para uma grande confraternização. “Pretendemos treinar atletas da região para o Campeonato Estadual e no Campeonato Brasileiro de Taekwondo. A realização dessa Copa superou todas as expectativas. Quero agradecer ao Mestre Choi pela sensibilidade em nos agraciar com um cheque de R$ 5 mil. Esse valor, somado ao lucro da Copa (patrocinadores), serão revertidos em material esportivo para o taekwondo macaense”, frisou.


 

Mais lidas do mês