Mídias Sociais

Cidadania

Prefeitura de Arraial do Cabo restringe circulação de pessoas no período noturno após registrar 5º morte por covid-19

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Prefeitura de Arraial do Cabo determinou a restrição de locomoção noturna a qualquer indivíduo, incluindo a permanência e o trânsito em vias, praias, equipamentos, locais e praças públicas, no âmbito do Município, entre os horários das 22h às 06h. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 11, após o município registrar a quinta morte por covid-19, no último fim de semana.

Segundo a Prefeitura, só estará permitida a circulação em caso de deslocamento por força de trabalho, para ida aos serviços de saúde ou farmácia ou redes de abastecimento, para compra de medicamentos e congêneres essenciais à subsistência, desde que devidamente comprovada a necessidade. O descumprimento implicará sanção de multa administrativa, sem prejuízo da responsabilização penal correlata.

Além disso, ficam vedadas a saída e a entrada intermunicipal de pessoas, por meio rodoviário ou hidroviário, do Município de Arraial do Cabo, exceto nos casos de desempenho de atividade ou serviço essencial ou para tratamento de saúde, devidamente comprovados, durante o horário especificado.

O Município também considera a hipótese do uso do lockdown, registrada pela OMS e pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS), como alternativa para a América Latina, tendo em vista ser o novo epicentro da pandemia, caso as medidas não sejam suficientes. A Fundação Oswaldo Cruz já recomendou a estratégia de lockdown em todo o Estado do Rio de Janeiro, sob pena de agravamento da situação epidemiológica e de insuficiência de leitos no mês de maio de 2020, que pode se prolongar e levar a um número expressivo de óbitos.

 

 

Arraial do Cabo registra quatro novas mortes por covid-19

 

O município de Arraial do Cabo apesar de ter poucos casos confirmados de coronavírus, já contabilizou cinco mortes em decorrência da doença. Os quatro novos óbitos foram informados pelo município, durante o fim de semana.

De acordo com a Prefeitura, a cidade totalizou 15 casos confirmados, após seis novos casos confirmados. Os pacientes são 5 homens com faixa etária entre 39 e 93 anos, e uma mulher de 57 anos, todos testaram positivo para doença. Entre eles, três vieram a óbito.  O Município registrou também mais 04 novos casos suspeitos de coronavírus, sendo duas mulheres de 36 e 55 anos e dois homens de 66 e 49 anos, todos moradores de Arraial do Cabo. Os quatro pacientes estão sendo acompanhados pela equipe de saúde.

Dos pacientes com suspeita da doença divulgados na última semana, 12 deles estão em isolamento domiciliar e apresentam estado clínico estável e seguem monitorados, outros dois pacientes, seguem internados na unidade (HGAC). Os exames foram realizados pelo Lacen-RJ e a Prefeitura aguarda o resultado. O total de pacientes atualmente com suspeita da doença chega a 14.

Os familiares dos pacientes foram orientados a fazer isolamento domiciliar. O procedimento está entre as medidas recomendadas pela OMS para pacientes que estão em bom estado clínico em que não há necessidade de internação. A recomendação é de que permaneçam em isolamento total em sua residência por 14 dias.

Mais lidas da semana