Mídias Sociais

Caderno D

São João Batista o protetor da cidade de Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Hoje é dia de comemorar em dobro em Macaé. Dia de São João também é dia do padroeiro da cidade, que já começou a festejar desde ontem(23) na Praça Veríssimo de Melo, com uma programação repleta de atividades, comidinhas típicas e a realização da Santa Missa, para pedir proteção a cidade e a todos que nela vivem.

Mas quem foi São João Batista? Antes de mencionarmos os detalhes da programação, vamos lembrar da essência de todo essa comemoração, que é a história do santo que batizou Jesus e desta forma, ele começou a sua vida pública.

São João Batista, é considerado uma das presenças mais importantes no Novo Testamento, já que ele foi o precursor Jesus e anunciou a sua vinda, além de dizer a todos que Jesus traria a salvação para as pessoas. João Batista era o porta-voz que anunciava a chegada do Salvador e também foi o último dos profetas. Após ele, não existiu mais nenhum profeta em toda a Israel. Seu pai era um sacerdote chamado Zacarias e sua mãe, Isabel, era prima de Maria. Sua missão era converter as pessoas de seus pecados, através do batismo. Seu nome, Batista, tem origem justamente porque batizava o povo. Na sua vida adulta, ele foi morar no deserto, rezando e fazendo sacrifícios. Teve uma vida muito difícil, mas passou a ser conhecido como um profeta, enviado por Deus, e realizava pregações milagrosas na beira do rio Jordão.

Considerado o primeiro mártir da Igreja, São João Batista é representado por uma imagem onde batiza Jesus, segurando um bastão em forma de cruz.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a vida deste santo tão importante para a Igreja, vamos saber como a cidade de Macaé comemora esta relevante data.

Para começar, ontem(23) foi celebrada a Santa Missa, com a presença do Bispo Diocesano, Dom Edney. A noite foi marcada pelo show da cantora Lita Lopes.

Hoje(24), que é o dia oficial do padroeiro, as comemorações começam bem cedinho, com a apresentação da banda da Guarda Mirim de Macaé, as 6h. Após, as 8h, a Santa Missa será celebrada e mais tarde, as 16h30, a tradicional procissão em homenagem ao Santo vai acontecer, seguida por uma Missa Campal. Quem encerra a sexta é a banda Frutos Medjogorje.

Amanhã(25), a Santa Missa vai acontecer no final do dia, as 18h e a noite a banda Israel e arraiá, vão fechar as comemorações do sábado.

Domingo(26), por volta das 12h, um almoço será servido. No final do dia mais uma Santa Missa será celebrada e para encerrar oficialmente as comemorações, a banda Ir ao Povo irá se apresentar. Vale lembrar que as 22h haverá um sorteio com vários prêmios para o público.

Além de homenagear o santo padroeiro, as festividades trazem uma marca especial. Toda a renda da festa será revertida para as obras sociais que a paróquia ajuda. O Recanto dos Idosos e a Fazenda Esperança serão contempladas com essa ajuda que é sempre necessária e bem vinda.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana