Mídias Sociais

Caderno D

Circuito das cachoeiras do Sana será a ‘sala de aula’ de um curso de tirar o fôlego

Avatar

Publicado

em

 

Partindo da premissa que a insegurança mundial vem aumentando e que é necessário estar sempre precavido, um projeto foi criado com a intenção de repassar valiosos ensinamentos para que as pessoas se sintam mais seguras e com isso, possam se sentir mais livres. Muitos de nós já ouviu por aí sobre cursos onde são ensinadas diversas técnicas de sobrevivência, não é? As vezes é melhor saber e não precisar utilizar determinados aprendizados, do que precisar e não saber como se comportar em determinadas situações.

Todos os ambientes que vivemos ou conhecemos por um tempo, tem características distintas, fazendo com que a gente exerça o nosso poder de adaptação. O que faz toda a diferença é que o despreparo, limitam a nossa experiência vivida, seja ela por lazer, esporte ou turismo. Situações que nos pegam de surpresa, podem provocar perdas irreparáveis e com um pouco de conhecimento, é possível evitar ou reverter algumas fatalidades.

Um experiente grupo vai promover hoje(24), um evento interessante, onde irão aplicar técnicas de sobrevivência e vão mostrar que sobreviver não é uma opção de vida, mas uma condição, uma necessidade. O objetivo é transmitir conhecimento para que os alunos saibam se comportar em um ambiente hostil, com técnicas bem modernas e práticas. A intenção não é só repassar teoria e sim mostrar como tudo funciona na prática. E o cenário perfeito para isso foi muito bem escolhido. A Região Serrana de Macaé vai receber o curso e tudo vai acontecer no Sana, que fica em um dos seus distritos.

Técnicas guardadas há anos por militares, e até por índios, mas aprimoradas pela ciência, são alguns dos pilares desse curso, que promete momentos emocionantes e revelar coisas bem incomuns, que talvez você nunca tenha conhecido. O público-alvo são as pessoas que querem viajar ou se aventurar na natureza, visitantes ou trabalhadores de áreas de risco, praticantes de esportes de aventura, turistas, ambientalistas, caçadores, fotógrafos, educadores e muito mais.

Uma programação cuidadosamente elaborada pela agência especializada em Eco-Turismo, Adventures – Trilhas e Viagens, vai proporcionar momentos de tirar o fôlego. Confira:

Sexta a noite: 21 H - 22:30
- Apresentações
- Cuidados no ambiente silvestre
- Questões logísticas
Sábado manhã: 8 H - Aula na Casa Base
- Cuidados gerias em situação de sobrevivência (individual e em grupo)
- Acendimento e manutenção de uma fogueira ( importância, preparação da isca,tipos, cuidados )
- Construção de fogões rústicos
- Água ( importância, obtenção, filtragem x purificação e processos)
-Abate de Animal
Sábado a tarde: Aula na Casa Base - aula até as 18 h
-Alimento de origem vegetal ( regras de consumo, obtenção, principais tipos consumíveis)
-Alimento de origem animal ( importância da proteína, animais para consumo, abate e esfola)
Sábado a Noite: Sugestão: Churrascão da galera! RSRS
Domingo de manhã: 8 H - AULA NO CIRCUITO DA CACHOEIRAS DO SANA-RJ
- Processos expeditos de orientação
- Procedimentos de uma pessoa perdida
- Utilização da bússola e da carta ( angulo qm, quadrícula, curva de nível, escala)
-Abrigo
-Travessia de rio
(No circuito das Cachoeiras só daremos explicações sobre alguns pontos específicos. Não poderemos realizar nenhuma atividade envolvendo a fauna e flora da região).

Quem irá ministrar o curso será o Capitão dos Bombeiros do Rio de Janeiro, Alan Cazzollato, que tem bastante experiência em cursos como este.

Mais informações pelo telefone: (21) 98746 – 8948 e falar com o Daniel Buzanovsky.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana