Mídias Sociais

Caderno D

Conceição de Macabu promove o resgate das brincadeiras tradicionais de rua e faz sucesso

Avatar

Publicado

em

 

Vivemos a era do desenvolvimento pleno da tecnologia. Muito se fala sobre o lado positivo e negativo de toda essa mudança. Com a globalização, tudo ficou mais rápido, inclusive a forma como acessamos as informações. Mas isso tem um agravante; muitas crianças não descobrem a origem de muitas coisas, pois devido ao volume constante e massivo de informações, aliado a cultura de que quantidade é melhor que qualidade, e isso acarreta em defasagens que podem comprometer uma infância inteira.

As brincadeiras tem papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos e dos jovens também. Resgatar a origem das brincadeiras e jogos tradicionais, expressa a nossa história e cultura e tem ligação direta com a maneira como pensamos, sentimos, falamos e interagimos com o mundo. Brincar sem aparatos tecnológicos desenvolve as nossas capacidades criativas e mostram o quanto as atividades coletivas ensinam a respeitar a diversidade de ideias e opiniões do grupo.

Esta semana, o projeto Esporte Social – Brincando na Praça, já superou as expectativas na cidade de Conceição de Macabu. Acontecendo de segunda a sexta, das 9h as 16h, na Praça Dr. José Bonifácio Tassara, onde a Prefeitura e algumas secretarias se uniram para desenvolver esta importante iniciativa, fica claro que os órgãos responsáveis querem promover este resgate, fundamental para o desenvolvimento humano. O projeto consiste em oferecer aos pequenos e jovens, um momento recreativo de qualidade, incentivando a prática de esportes e brincadeiras de rua como o basquete, queimado, ping pong, cabo de guerra, pique bandeira e muito mais.

Os resultados já estão aparecendo e a receptividade está muito grande. A autoestima é trabalhada, a saúde melhora e consequentemente, o rendimento escolar aumenta.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana