Mídias Sociais

Caderno D

Projeto Macaé Design apresenta objetos que resgatam a identidade cultural da cidade

Avatar

Publicado

em

 

Um objeto que te faz lembrar um momento feliz. Esse é o significado literal da palavra souvenir, que tem origem na França e que significa ‘memória’. Relacionado a um destino turístico as famosas lembrancinhas de viagem, sempre fazem sucesso e é uma forma muito carinhosa de presentear alguém que gostamos, mostrando que essa pessoa foi lembrada ou também é uma forma de transformar um momento vivido feliz, em algo físico, que irá durar para sempre.

O souvenir existe em todas as cidades do mundo, e é muito comum em muitas culturas como por exemplo em Camarões. Lá, quem traz uma lembrança, quer dizer que você gostaria muito que a pessoa presenteada também estivesse lá com você. No Japão, são chamados de omiyage e é de costume presentear amigos de trabalho. Aqui no Brasil, o souvenir mais famoso e que vem recheado de histórias folclóricas é a Fita do Bonfim, que é uma espécie de amuleto, vendido nas escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, na Bahia.

Depois de um breve passeio por alguns lugares do mundo, voltamos para Macaé, onde um trabalho muito bonito está sendo realizado, mas com uma proposta diferente.

Tudo começou pela percepção refinada do produtor cultural e designer, Felipe Macedo, que através do seu olhar e sua paixão pelo patrimônio histórico cultural de Macaé, aliada a sua habilidade em criar objetos, resolveu criar um projeto que resgata com riqueza de detalhes, os pontos turísticos mais importante da cidade. Através de desenhos únicos, uma coleção completa sobre Macaé vai fazer o turista e também os moradores, passearem pelos prédios históricos e todas as belezas naturais da região, que não são poucas. Os belíssimos desenhos são impressos em canecas, camisas e em objetos variados.

O projeto chama-se Macaé Design e tem como intenção realizar um resgate muito bonito da identidade da cidade, onde itens exclusivos com estampas serão comercializados de uma forma interessante. A loja é itinerante e tem o conceito chamado Mug Truck, que significa ‘caminhão de canecas’. A ideia é muito bacana e vai ao encontro das tendências mais modernas, adotadas em países europeus, onde o souvenir não é apenas um objeto e sim um objeto de Arte, fazendo com que quem o adquira, sinta um grande prazer em ornamentar sua casa, seu local de trabalho e que se sinta feliz em presentar alguém especial. “ Eu sou macaense e amo minha cidade, através desse projeto, venho chamar a atenção para os prédios históricos do nosso município. A contemplação, auxilia a preservação. Minha intenção também é ressaltar a importância para a diminuição do uso de copos descartáveis, trocando o hábito por canecas. Além de tudo isso, um dos pontos principais é preservar a nossa identidade cultural. Nossa Serra e nossas praias são lindas e merecem a nossa atenção.” Explica o idealizador do projeto, Felipe Macedo.

Os lindos objetos do Macaé Design podem ser encontrados nos seguintes locais: Litteratum Livraria e Café, que fica na Euzébio de Queiroz, 275, no centro. Na Mimos e Amores, na Marechal Deodoro, 249, e na Babuska, na Rua Silva Jardim, 17, também no centro de Macaé.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana