Mídias Sociais

Caderno D

Projeto Cultural 1001 Espetáculos leva teatro para escolas de Macaé até março

Publicado

em

Ônibus teatro está nas escolas Onilda Maria da Costa (Engenho da Praia), Colégio Municipal da Aroeira e Maria Cristina Castello Branco da Cruz (Assentamento Celso Daniel).

Os alunos da rede municipal de Macaé estão, diariamente, se divertindo com uma vasta programação cultural nas escolas. É o que o Projeto Cultural 1001 Espetáculos está levando teatro para escolas na cidade até o mês de março. O ônibus teatro está nas escolas Onilda Maria da Costa (Engenho da Praia), Colégio Municipal da Aroeira e Maria Cristina Castello Branco da Cruz (Assentamento Celso Daniel).

Na programação, oficinas e atividades teatrais para estudantes do primeiro ao terceiro ano. Um ônibus comum foi transformado em um equipamento teatral, com direito a estrutura de camarim, luz e som, figurino, pintura de rosto, cenografia e mobiliário para plateia.

O projeto é realizado pela Spiral Criativa, em parceira com o Instituto JCA, e conta com o patrocínio da Auto Viação 1001 com recursos captados através da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura.

A Escola Municipal Onilda Maria da Costa foi a primeira da rede a receber o projeto. Até a próxima  segunda-feira (26), os 250 alunos, do primeiro ao terceiro ano, vão fazer parte das atividades.

Outras cidades

Municípios como Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Niterói também está recebendo o Projeto 1001 Espetáculos. São 200 oficinas e 90 espetáculos teatrais gratuitos envolvendo cerca de 20 mil crianças, 40 escolas públicas e 33 mil espectadores em áreas com pouco ou nenhum acesso a equipamentos teatrais.

Nos finais de semana, a programação também acontece em espaços públicos com a apresentação de espetáculos de diferentes estéticas teatrais.

No dia 10 de março, às 10h, o Complexo Poliesportivo da Ajuda vai receber a peça " Enquanto houver criança". Já às 14h, o " 1001 Espetáculos" promete contagiar a Ajuda  com a Roda Gigante. O Polo da Ajuda funciona na Rua José Alves de Azevedo, snº, Ajuda de Baixo, próximo à subida do Planalto.

Daniela Bairros

Crédito: Ana Chaffin

Mais lidas do mês