Mídias Sociais

Caderno D

Programação do 7º Festival Gastronômico de Macaé é divulgada

Avatar

Publicado

em

 

A programação oficial do maior evento gastronômico de Macaé foi lançada e a expectativa não poderia ser mais animadora, já que nesta edição, mais atividades vão marcar os dias 11,12,13 e 14 de agosto.

O tema deste ano é ‘Sabores do Mundo’ e o nome foi muito bem escolhido, já que o público vai fazer uma verdadeira viagem pelo mundo dos sabores, sem sair do lugar, simplesmente apreciando o que o município tem melhor, e com uma bela paisagem de fundo, por sinal.

Serão 16 restaurantes e várias Bikes Foods, tudo muito gostoso e com preço único de R$20. Os organizadores já contam com um aumento de 40% de visitantes, o que nos resta concluir, que Macaé desponta na Região dos Lagos em eventos com a temática gastronômica, assim como a cidade de Búzios.

Tudo vai começar na quinta(11), com treinos esportivos. As 19h, vai acontecer a abertura oficial do evento com a presença do consultor de vinho, Paulo Nicoly, que preparou uma palestra incrível cujo tema ‘A viagem da Carménere da França para o Chile’, já mostrando que um dos pontos altos do festival, será a harmonização dos pratos com bebidas especiais. Quem também vai marcar presença é a Sommelier de cachaça, Izadora Bello. Ao mesmo tempo, a 4ª Ciranda Literária de Macaé (CLIM), vai apresentar diversos autores do segmento literário e para criar um clima super agradável, os shows vão começar as 20h.

No segundo dia do festival, as competições do Festival de Inverno Esportivo continuam e no finalzinho da tarde, por volta de 18h, o Chef Hishina, vindo do Sana, os Chefs Ricardo Russo e Renato Martins do Ilhote Sul, o Chef Reinaldo Pires, de Teresópolis e o grande Chef boliviano Checho Gonzales, vão apresentar as maiores delícias gastronômicas. A cantora Kynnie Williams será a atração da noite e continuando a programação literária, autores irão fazer sessões de autógrafos e para fechar muito bem a sexta-feira, um belo lual será promovido pelo projeto de poesia Língua do P, encabeçado pelo professor e poeta, Gerson Dudus.

No sábado(13), os praticantes de Bodyboard vão abrir muito bem a programação e ao longo do dia, a querida Companhia Chirulito vai animar os pequenos. Neste dia, os Chefs irão apresentar suas delícias mais cedo, por volta das 17h. A noite será a vez do samba e do choro, com a presença dos grupos Cortejo e Unha de Gato. Na CLIM, muita contação de histórias, lançamentos de livros e saraus.

No último dia do festival, o Stand Up e o Bodyboard serão as primeiras atrações. A CLIM vai proporcionar um Piquenique Literário bem interessante e antes do meio dia, as panelas da Cozinha Show, vão lançar os aromas maravilhosos e para coroar os pratos, muita cerveja artesanal, representada pela Associação dos Cervejeiros Artesanais de Macaé(ACERVA) e quem vai fechar oficialmente o festival, será o Chef Paquito do Restaurante Parador Valencia, de Itaipava, muito conhecido por suas Paellas sensacionais e saborosas.  "Realizamos anualmente quatro grandes eventos: Festival Sardinha e Choro, o Circuito do Camarão, Beach Burger e o maior deles, o Festival Gastronômico. São oportunidades que unem ás famílias macaenses, os turistas para conhecer a cultura e a diversidade da gastronomia de Macaé, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da cidade", destaca o novo presidente Renato Nicoli.

Quem realiza o festival é o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Prefeitura Municipal de Macaé, Sebrae, Firjan-SESI, Jornal O Diário da Costa do Sol, CLIM, ACIM, Macaé Convention Bureau, entre outros.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana