Mídias Sociais

Caderno D

O verão e a prática urgente para o corpo ideal

Avatar

Publicado

em

 

O verão chegou e quem é que não quer estar com o corpo em dia para frequentar a praia, ou qualquer outro “point” do verão, com o corpo em forma; peso ideal e músculos delineados ou hipertrofiados (varia conforme o gosto da pessoa).  Mas é preciso cuidado, pois a forma com que muitos fazem não é nem um pouco saudável.

A busca desesperada de resultados urgentes está levando algumas pessoas a adquirirem lesões, acabando por afastá-las do seu objetivo. O preço do imediatismo é alto. Então é preciso ter calma, porque dietas restritivas e exercícios sem a devida orientação não podem ter outro resultado se não a dor, e consequente afastamento do individuo de suas metas para um corpo saudável. Não se deve trocar um ano de saúde por um mês de desespero, afinal a dor que antes era suportável se tornará aguda e crônica.

A febre do momento, o Crossfit, tem ocasionado lesões em seus praticantes. Não é pelo esporte, pois o mesmo é bom quando bem praticado e orientado adequadamente por profissional especializado, mas sim pela busca de resultados imediatos. A pronta resposta que o esporte traz, fazem com que iniciantes busquem cargas e frequências semanais que vão além dos limites do seu corpo, sacrificando articulações (joelhos e ombros) e coluna. Outra febre é a corrida. O individuo quer iniciar a prática já correndo uma maratona, o que pode ser prejudicial.

A obtenção de um corpo saudável não é alcançada de imediato, mas sim a partir de uma dieta restritiva individualizada. A melhor atividade física adequada ao corpo é que irá realiza-la, e um período de tempo longo onde o corpo se adaptará a dieta e a atividade física. É preciso esperar a adaptação aos novos hábitos. Não se deve pular etapas, pois assim o corpo irá sofrer,  mandar estímulos de dor e logo os objetivos serão deixados de lado.

Portanto, para se obter o melhor resultado, alcançar metas, é imprescindível que se tenha a opinião e acompanhamento do profissional especializado. Antes de uma mudança de hábito visite o profissional adequado e apto para orientações. A obtenção de um corpo saudável não tem que ser para uma estação, ou por uma estação, mas sim para a vida toda, e por uma vida toda. O melhor bem que se pode fazer é o cuidado diário e responsável para a obtenção da melhor saúde.

 

Foto: Divulgação

Mais lidas da semana