Mídias Sociais

Caderno D

II Festival de Dança Africana e Afro-Brasileira de Macaé acontece nesta quinta-feira (3) na Rinha das Artes

Avatar

Publicado

em

 

O II Festival de Dança Africana e Afro-Brasileira de Macaé será realizado nesta quinta-feira, (3), às 13h, na Rinha das Artes, abrindo o mês de novembro quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

A programação é direcionada aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Médio e atendidos pelos módulos da Coordenadoria Especializada de Apoio ao Escolar (CEMEAES) da rede municipal, estadual e privada. A proposta do evento é incentivar a valorização histórica cultural da população negra brasileira nas unidades de ensino.

Serão apresentadas coreografias inéditas dos gêneros e estilos musicais, africano e afro brasileiros, seguindo os critérios estabelecidos. Os alunos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas na área de dança e cultura Indígena Brasileira e Latina Americana.

Estarão sendo analisados os seguintes critérios: criatividade; empatia; domínio coreográfico; fidelidade histórico cultural e interpretação. Todos os participantes receberão certificados de participação e as três melhores coreografias também serão premiadas com troféus para as escolas municipais.

Com a realização do Festival, a intenção da rede municipal é revelar talentos e promover a integração entre escolas e estudantes.

A rede municipal conta com o programa de Cultura Afro-Brasileira e Indígena, que trabalha para instrumentalizar os educadores do município com as novas metodologias e informações para atuar nas salas de aula com a temática das relações raciais, inserindo o indígena (Lei 11645/08). Esta é uma lei complementar à Lei 10.639/03 e posteriormente 11.645/13, que institui a obrigatoriedade dos estudos de História e Cultura Afro Brasileira, Africana e Indígena nas escolas.

 

Foto: Divulgação

Mais lidas da semana