A Prefeitura de Rio das Ostras anunciou a prorrogação na cidade da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo principal a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes.
Com a prorrogação, o cronograma de vacinação se estende agora até o próximo dia 25 de novembro, com aplicação das doses nas unidades de saúde da rede pública municipal, de segunda a sexta, das 9h às 16h30.
Durante o período, serão aplicadas doses de múltiplas vacinas, como a tríplice viral, contra caxumba, sarampo e rubéola, além de dengue, varicela, hepatite A, rotavírus, coronavírus, influenza e HPV.
“É importante ressaltar que a conscientização, a prevenção e a disseminação de informações são essenciais para combater essas doenças e promover uma melhor qualidade de vida para a população”, reforçou a prefeitura.
De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que a cobertura vacinal ultrapasse cerca de 70%, tornando a circulação do vírus mais difícil, e protegendo a população e reduzindo o número de hospitalizações e mortes por complicações respiratórias.
Números da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, divulgados no último dia 17 de outubro, mostram que depois de um início lento, a cobertura vacinal vem crescendo no Estado, mas ainda está abaixo da meta em doenças como a tríplice viral D2 (65,91%) e hepatite A (68,04%), por exemplo.
A prefeitura lembra ainda que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito, além de evitar até 3 milhões de mortes em todo o mundo.