Mídias Sociais

Caderno D

Grupos de Folia de Reis de Cabo Frio concorrem a edital de culturas populares do Minc

Publicado

em

 

Documentação foi encaminhada no último dia 21 de julho ao órgão federal

Os grupos de Folia de Reis da Praia do Siqueira e de São Cristóvão, em Cabo Frio, estão participando do edital de Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura (MinC). Toda documentação exigida pelo órgão foi encaminhada no último dia 21 de julho. A Secretaria de Cultura, por intermédio do supervisor Cultural, Carlos Ernesto, e da diretora de Políticas Culturais, Susiane Borges, ofereceu apoio técnico aos grupos e realizou algumas reuniões de orientação, tirando dúvidas sobre o preenchimento da cartilha do edital.

É o primeiro edital de cultura popular lançado pelo órgão em cinco anos e foi disponibilizado por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Os 500 projetos selecionados receberão o valor de R$ 10 mil. O objetivo do MinC é impulsionar e fortalecer a cultura popular do país. As inscrições terminariam no dia 28 de julho, mas foram prorrogadas por mais um mês. De acordo com o edital, "o prazo de vigência será de dois  anos, a contar da data de publicação da Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período".

Segundo a diretora de Políticas Culturais, Susiane Borges, a Secretaria de Cultura de Cabo Frio trabalha em parceria efetiva com o Ministério da Cultura no cumprimento dos parâmetros do Sistema Municipal de Cultura (em implantação) e valorizar representantes de nossa Cultura Popular é fundamental. “Já foi entregue toda a documentação exigida pelo MinC e agora é aguardar o processo de seleção. Vamos torcer para que os grupos que representam nosso município vençam o edital”, explicou.

Cultura Popular

Segundo o Ministério, cultura popular nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo; ela se expressa nos seus saberes e fazeres, nas práticas e nas artes produzidas pela comunidade e pelas culturas tradicionais, tais como: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, medicina tradicional, culinária tradicional, jogos, brincadeiras e artesanato. Ela é transmitida, geralmente de forma oral, de geração em geração.

O Edital de Culturas Populares é uma caminhada que se realiza desde 2005 com a “Carta das Culturas Populares”, elaborada no Seminário de Políticas Culturais Públicas para as Culturas Populares, em Brasília. O empenho do Ministério da Cultura obedece a “Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”.

Homenagem a Leandro Gomes

O edital leva o nome de “Leandro Gomes de Barros” para homenagear o cordelista paraibano nascido em 1865, no município de Pombal (PB). Considerado o rei dos poetas populares do seu tempo, também foi chamado de “príncipe dos poetas”, em 1976, por Carlos Drummond de Andrade. Gomes morreu em 1918, em Recife.

 

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana