Se existe uma coisa que podemos destacar na Região dos Lagos, além de todas as belezas naturais, é a vocação que os municípios tem em criar eventos gastronômicos. Nunca se viu tantos e com tantas temáticas. Da mesma forma que é necessário ter muita criatividade para criar um prato, assim também acontece para quem cria grandes eventos do setor, que vem atraindo um público cada vez maior e mais interessado na culinária de qualidade.
Cabo Frio está prestes a sediar a segunda edição do Festival Sabores de Cabo Frio, onde trinta e nove restaurantes vão criar pratos exclusivos, movimentando o turismo e a economia local.
O lançamento oficial aconteceu nesta semana e cerca de 200 pessoas ligadas ao ramo, compareceram, além de investidores e empresários. A data já está marcada e o evento irá acontecer pelo período de um mês. Do dia dois de setembro a dois de outubro.
Com o mesmo formato de outros festivais, onde preços são fixados para que as pessoas tenham maior comodidade e possam saborear mais pratos, os preços variam entre R$20 e R$80. Versões menores para degustação também farão parte do festival. “Cabo Frio tem ótimos restaurantes e os pratos idealizados para o festival são de altíssimo nível. No ano passado, fizemos uma pesquisa de opinião após a primeira edição do evento e mais de 90% das pessoas que participaram disseram que voltariam. Contando ainda com a repercussão que tivemos fora do Rio, esperamos um resultado ainda melhor para este ano”, afirma Ana Claudia Vieira, coordenadora regional do Sebrae.
Além de revelar todo o potencial dos Chefs locais, verdadeiros intercâmbios gastronômicos prometem agitar o Shopping Park Lagos, no bairro das Palmeiras, onde um Espaço Gourmet foi pensado para que os Chefs possam se reunir e transmitir seus conhecimentos, uns para os outros. No local também vai acontecer degustação de cervejas, vinhos e azeites.
Mariana Abrantes