Mídias Sociais

Caderno D

Exposição de José Zanine Caldas acontece neste sábado (17) em Búzios

Avatar

Publicado

em

 

A abertura da exposição do artista José Zanine Caldas acontece amanhã (17), às 19h, na Escola de Artes Zanine, no Centro de Búzios.

A exposição irá mostrar um pouco do traço do baiano que dentre todas suas habilidades, é paisagista, maquetista, escultor, designer de móveis e arquiteto autodidata. A mostra apresenta parte do acervo do mestre da madeira na Escola de Arte que leva o seu nome.

O filho Zanini de Zanine e os galeristas Alberto Vicente e Marcelo Vasconcellos são os curadores da exposição que reúne parte do que foi mostrado em 1989 no Museu do Louvre em Paris.

Entre as peças selecionadas estão maquetes e fotos de alguns de seus trabalhos arquitetônicos que ultrapassaram dos 500, além de móveis maciços dos anos 70 e 80 e industriais dos anos 50, moldes e croquis originais também fazem parte dos trabalhos expostos.

Artistas consagrados, tanto da música quanto da arquitetura, entre eles, Tom Jobim, Sergio Bernardes e Oscar Niemeyer, elogiaram, através de depoimentos, as obras de José Zanine em ocasião de exposições já realizadas.

De acordo com seu filho Zanini, tudo começou em 2001, com a encomenda de um projeto, feita pelo artista plástico Luiz Antônio Marangoni. “Esse trabalho foi para concentrar a venda do artesanato produzido na região”, conta. A obra com 300 m² de área construída no centro da cidade, possui a elegância da simplicidade, como em todas as construções de José Zanine Caldas, que explorava as potencialidades construtivas e as qualidades plásticas das madeiras brasileiras, onde os espaços são amplos e a luz natural é sempre privilegiada, adaptando ao local e integrando-a à natureza.

“A vida de meu pai se confunde com a história do mobiliário e da arquitetura de nosso país, sua obra é bela, simples e funcional, é arte”, afirma o designer Zanini.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

Mais lidas da semana