Mídias Sociais

Caderno D

Prédio da Biblioteca Pública Municipal de Cabo Frio será restaurado

Avatar

Publicado

em

 

Está marcado para o dia 3 de outubro o início da restauração da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, que tem como sede o prédio histórico Solar dos Massa no centro de Cabo Frio. A obra tem o prazo de 180 dias e terá custo zero para o setor financeiro da cidade.

A obra será realizada por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), em acordo, por sentença judicial, do juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Cabo Frio, a uma empresa do município.

A Secretaria de Cultura por meio do Instituto Municipal de Patrimônio Cultural (IMUPAC), irá supervisionar a obra a cada 30 dias, com o intuito de abrigar o acervo da Biblioteca Pública Municipal de Cabo Frio.

A Biblioteca Pública será entregue, juntamente com o Plano Decenal de Cultura, enviado à Câmara, construído a partir das demandas da categoria de 2009 a 2015 em seus fóruns e conferências municipais de cultura, dando um passo significativo para a cidade se inserir definitivamente no Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Enquanto a reforma acontece, o acervo bibliográfico da cidade, estimado em torno de 32 mil livros, continuará à disposição da população em uma sala comercial disponível para os visitantes durante o período que a biblioteca funcionar no novo local, no Edifício Grand Maison, localizado na Rua Inglaterra, no Bairro Jardim Caiçara.

História

A Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira, foi fundada em 1º de maio de 1964 e reconhecida como Biblioteca Pública no dia 26 de maio de 1966, pela resolução nº 198 da Câmara Municipal de Cabo Frio. Sua criação foi uma proposta do professor Walter Nogueira, escritor e crítico da região.

Contou com a doação de moradores locais, como o próprio Walter Nogueira, Hilton Massa, Cláudio Machado e Elza Maria Santa Rosa. Seu acervo é de cerca de 40 mil livros diversos. Sua frequência mensal é de aproximadamente 1,6 mil pessoas, entre pesquisa e empréstimo. Oferece cursos, lançamentos de livros, exposições, palestras, entre outros atrativos. É considerada a primeira biblioteca pública de Cabo Frio e está localizada na Praça Dom Pedro II, no Centro da cidade.  São diversos livros que fazem parte do acervo, entre eles, estão os que são considerados “obras raras”. Entre as obras presentes no seu acervo, estão a de autores cabofrienses, como Teixeira e Souza, Waldemir Terra Cardoso e Victorino Carriço.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

 

Mais lidas da semana