Mídias Sociais

Caderno D

Evento esportivo reúne cultura, tradição e religiosidade em Cabo Frio

Avatar

Publicado

em

 

A tradicional Corrida da Padroeira em Cabo Frio – edição 2016 celebra neste domingo (11) os 401 anos de construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

O evento marcado para começar às 9h, terá como percurso toda a Orla da Praia do Forte. Com distâncias entre 5km e 10km, foi dividida em modalidades de 10 categorias por faixa etária, chegando a atletas acima de 60 anos.

Os kits para a corrida serão retirados hoje (10), na arena do evento, em frente aos quiosques da Praia do Forte, das 14h às 20h e no domingo (11), de 7h às 8h. Além da entrega de medalhas para todos que concluírem a prova, terão também troféus para os três primeiros colocados e premiação em dinheiro.

História

Em estilo jesuítico, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção é a sétima mais antiga do país. Sua construção foi iniciada em 1615, com a fundação do povoado de Santa Helena, primeiro nome de Cabo Frio.

Para a inauguração, o capitão do povoado mandou vir de Portugal uma imagem da santa. O navio chegou às praias brasileiras com a encomenda trocada. Por engano, segundo a história contada pelos cabofrienses, a imagem que veio era de Nossa Senhora da Assunção, que acabou batizando a igreja.

Tem arquitetura típica do período colonial brasileiro do século 17, com altares barrocos. Em 1960, foi restaurada depois de muito tempo de abandono. Estava desocupada desde 1872, quando o convento de franciscanos que lá funcionava foi desativado. Na ocasião da restauração, recebeu altar-mor e altares laterais no estilo barroco.

Entre as peças de seu acervo que chamam atenção, destaque para a pia batismal datada do século 17, em mármore de Lioz (existem apenas cinco do gênero no país), e a Urna do Santíssimo, com decoração em talha dourada, do século 19.

Em agosto acontece a grande procissão em homenagem à padroeira de Cabo Frio. Integra o calendário de comemorações a popular “Corrida da Padroeira”, que reúne atletas profissionais e amadores.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

Mais lidas da semana