Mídias Sociais

Caderno D

Evento de Psicanálise acontece nesta semana em Búzios com o tema “O Corpo e a Carne”

Avatar

Publicado

em

 

Promover a transmissão da psicanálise, embasada na teoria do fundador Sigmund Freud e dos ensinos do psicanalista francês Jacques Lacan. Esse é o principal objetivo do evento, composto pelo VI Encontro Nacional e VI Colóquio Internacional do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, que acontece entre os dias 24 e 27 de novembro, no Ferradura Resort, em Búzios.

O evento será realizado pelo Núcleo de Psicanálise de Macaé e da Seção Rio de Janeiro, as quais compõem duas das 17 Seções e Núcleos do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.

A contemporaneidade insere o indivíduo num discurso que o captura e o torna, a partir do seu corpo, objeto das mais variadas intervenções medicamentosas, estéticas, artísticas e científicas que atravessam e atropelam o desejo. Essa captura deixa sintomas para o sujeito e para a cultura, que não passam despercebidos à escuta psicanalítica.

São esperados de 400 a 500 participantes, entre profissionais da área e amantes da psicanálise de todo o Brasil e do exterior. o tema “O Corpo e A Carne, irá nortear as 38 mesas redondas, seis conferências e grandes palestras totalizando mais de 120 produções científicas que ajudarão os analistas a compreender as diversas dimensões do corpo na psicanálise em seus eixos temáticos: a escrita na carne; a diferença sexual; amor, desejo e gozo; ciência e medicação; corpo na arte; corpo na psicose, para citar apenas alguns.

A eleição do Núcleo de Psicanálise de Macaé, em atividade há 10 anos, como organizador e da cidade de Búzios, como sede do evento, faz parte da dinâmica da Escola e é uma escolha pessoal de seu fundador Marco Antônio Coutinho Jorge, que a cada ano elege uma Seção ou Núcleo, sempre tomando cuidado em contemplar todas regiões do Brasil.

Segundo a diretora do Núcleo de Psicanálise de Macaé, Vera Maria Fragoso, a organização do evento tem se mostrado um desafio, mas que certamente será recompensado por sua contribuição à transmissão da psicanálise.

Além de assistir e participar das apresentações, o público ainda terá oportunidade de participar de eventos artísticos vinculados ao encontro.

Para os interessados em participar do evento, o site oficial (www.corpofreudiano.com.br) possui todos os detalhes. Mais informações pelos e-mails: riodejaneiro@corpofreudiano.com.br e vefragoso@uol.com.br

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E SOCIAL

  • EXPOSIÇÃO DE FOTOS JOÃO CARLOS MOURA – “19 BERGASSE”, CASA DE FREUD, EM VIENA. Local: Atelier João Carlos Moura, Búzios, Praia dos Ossos, Travessa do Village, 11 (esq. Praça dos Ossos) Brasil.
  • JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO MEDIANTE ADESÃO – DIA 26 DE NOVEMBRO ÀS 20:00h Local: Pá\o Havana Búzios.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

Mais lidas da semana