Mídias Sociais

Caderno D

Escolas de Macaé recebem projeto 1001 Histórias com Arte

Avatar

Publicado

em

 

Pelo segundo ano consecutivo, alunos das escolas da rede municipal de ensino de Macaé estão participando do projeto 1001 Histórias com Arte. O projeto tem como principal objetivo despertar o gosto pela leitura e pelas artes nas crianças de primeiro e segundo ano do ensino fundamental, com idades entre seis e sete anos. O projeto fica em Macaé até o final de outubro.

Os alunos da Escola Municipal Zelita Rocha foram os primeiros a participarem das atividades, na sede do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), onde o projeto vai ficar “estacionado” por três semanas. Em um ônibus especial, onde funciona biblioteca e ateliê, as crianças participam de oficinas de arte, literatura e pintura, com contação de histórias.

Depois do Nupem, onde também vão participar os alunos das escolas José Calil Filho e Renato Martins, o ônibus vai percorrer outras escolas. Vão participar do projeto os alunos do Ciep Maringá, Colégio Aroeira e Escola Amil Tanos.

De acordo com a subsecretária de Saúde, Cultura e Esporte, Andréa Martins, o projeto desenvolve atividades que são orientadas por educadores e que utilizam como suporte livros para trabalhar poesia, literatura de cordel, aquarela, xilogravura e escultura. “Os alunos produzem trabalhos utilizando desenho, música, pintura, cinema e teatro, em atividades que valorizam os sentimentos, as percepções e a atenção visual. É sempre bom para nossos alunos contarem com iniciativas dessa natureza”, disse.

No segundo ano do projeto, o 1001 Histórias com Arte já percorreu as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Rio das Ostras. De Macaé, o ônibus segue para Búzios e Cabo Frio. Ao todo, serão oferecidas mais de duzentas oficinas para cerca de nove mil crianças.

Em dezembro, ao final da programação, será lançada uma exposição transmídia, que contará tudo o que aconteceu nas oficinas, além de 1000 exemplares de um livro-catálogo com DVD, onde constará uma apresentação bem detalhada das práticas pedagógicas adotadas. O material será distribuído para escolas e bibliotecas públicas.

O projeto 1001 Histórias com Arte é uma realização da Spiral Criativa e do Instituto JCA, com patrocínio da Auto Viação 1001, Sit Macaé e Macaense, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

 

Foto: Divulgação

 

 

 

 

Mais lidas da semana