Pelo segundo ano consecutivo, alunos das escolas da rede municipal de ensino de Macaé estão participando do projeto 1001 Histórias com Arte. O projeto tem como principal objetivo despertar o gosto pela leitura e pelas artes nas crianças de primeiro e segundo ano do ensino fundamental, com idades entre seis e sete anos. O projeto fica em Macaé até o final de outubro.
Os alunos da Escola Municipal Zelita Rocha foram os primeiros a participarem das atividades, na sede do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), onde o projeto vai ficar “estacionado” por três semanas. Em um ônibus especial, onde funciona biblioteca e ateliê, as crianças participam de oficinas de arte, literatura e pintura, com contação de histórias.
Depois do Nupem, onde também vão participar os alunos das escolas José Calil Filho e Renato Martins, o ônibus vai percorrer outras escolas. Vão participar do projeto os alunos do Ciep Maringá, Colégio Aroeira e Escola Amil Tanos.
De acordo com a subsecretária de Saúde, Cultura e Esporte, Andréa Martins, o projeto desenvolve atividades que são orientadas por educadores e que utilizam como suporte livros para trabalhar poesia, literatura de cordel, aquarela, xilogravura e escultura. “Os alunos produzem trabalhos utilizando desenho, música, pintura, cinema e teatro, em atividades que valorizam os sentimentos, as percepções e a atenção visual. É sempre bom para nossos alunos contarem com iniciativas dessa natureza”, disse.
No segundo ano do projeto, o 1001 Histórias com Arte já percorreu as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Rio das Ostras. De Macaé, o ônibus segue para Búzios e Cabo Frio. Ao todo, serão oferecidas mais de duzentas oficinas para cerca de nove mil crianças.
Em dezembro, ao final da programação, será lançada uma exposição transmídia, que contará tudo o que aconteceu nas oficinas, além de 1000 exemplares de um livro-catálogo com DVD, onde constará uma apresentação bem detalhada das práticas pedagógicas adotadas. O material será distribuído para escolas e bibliotecas públicas.
O projeto 1001 Histórias com Arte é uma realização da Spiral Criativa e do Instituto JCA, com patrocínio da Auto Viação 1001, Sit Macaé e Macaense, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
Foto: Divulgação