Mídias Sociais

Caderno D

Educação lança livro Memória Educa no mês do professor

Avatar

Publicado

em

 

O projeto Memória Educa, que vai prestar homenagem a professores que marcaram a história da educação em Macaé, está na reta final de formatação. Até o final do mês de outubro - quando se comemora o Dia do Professor - a Secretaria de Educação vai lançar o livro digital com os depoimentos e um pouco da história de 23 homens e mulheres que dedicaram toda a sua vida profissional a ensinar.

Esta semana, parte do grupo se reuniu para contar histórias e se inteirar sobre o andamento do projeto, que está na fase de transcrição das entrevistas. "Aproveitamos também para agradecer muito o empenho de todos os envolvidos. Os professores todos já aposentados, estão dividindo conosco parte de sua vida, com fotos, recortes de jornais e objetos afetivos que fazem parte de suas vidas", disse uma das coordenadoras do projeto, Flaviá Picon.

O Memória Educa está sendo organizado pela equipe do Centro de Formação Carolina Garcia, com a participação das orientadoras pedagógicas Nelma Rubin e Lúcia Palermo e da professora de História Inês Barreto O objetivo do projeto não é fazer uma biografia de cada professor, mas sim resgatar as suas memórias afetivas, contando suas histórias que, de alguma forma, ajudaram a desenvolver o espírito de ética, cidadania e principalmente o amor pela profissão de educador.

A ideia de desenvolver o Memória Educa surgiu no final do ano passado, quando foi realizada a primeira edição da entrega da Medalha Darcy Ribeiro, homenagem feita a professores aposentados do município.

"Percebemos ali a importância de termos um registro mais vivo da história desses professores, que foram tão especiais na vida de seus alunos. Vamos começar com os 25 homenageados pela Medalha Darcy Ribeiro, mas nada impede que esses registros sejam ampliados",  explicou a coordenadora do Centro de Formação, Regina Célia Santos Nascimento.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

Mais lidas da semana