Mídias Sociais

Caderno D

Dia Mundial do Teatro: conheça a história da arte e do Teatro Municipal de Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Inaugurado em 2000 e reaberto em 2014, o Teatro Municipal de Macaé já recebeu importantes espetáculos

 

Vinte e sete de março é o Dia Mundial do Teatro. Nascido na Grécia há mais de 2.500 anos, os primeiros gêneros foram a tragédia e comédia. A civilização grega produziu obras de valores permanentes e que fazem parte da cultura, representadas até hoje. A data foi criada para marcar a inauguração do Teatro das Nações, em Paris, em 1961, pelo ITI (Instituto Internacional de Teatro).

No Brasil, o teatro possui, atualmente, talentosos atores e dramaturgos. No século 19, a comédia de costumes retratou, com graça, a sociedade brasileira da época, na obra de autores como Martins Pena e Artur Azevedo. O saudoso Nelson Rodrigues é considerado um dos maiores dramaturgos do século 20. De sua autoria, a peça Vestido de Noiva, estreada em 1940, é considerada um marco no teatro nacional. Autores como Dias Gomes ou Jorge de Andrade também revelaram com precisão aspectos da realidade brasileira.

Macaé com seu Teatro Municipal é destaque na arte no Brasil. O local foi inaugurado no dia 28 de junho de 2000 e reaberto, oficialmente, em 16 de maio de 2014, com todas as normas de seguranças e adequações regularizadas.  No palco do teatro de Macaé, muitas peças de artistas consagrados, destacaram o nome da cidade na arte.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Tânia Jardim,  também secretária de Cultura,  destacou algumas apresentações, além das peças teatrais. “Foram musicais, encontro de orquestra e bandas, que marcaram o trabalho no teatro. Belíssimos espetáculos foram apresentados no palco do teatro de Macaé, entre eles, 'Como Conquistar Um Homem', 'Não Deixe o Samba Morrer', Concertos com a participação da Sociedade Musical Nova Aurora, 'Alice no País das Maravilhas', 'A Gata Borralheira', 'Aquarela do Brasil', Apresentação dos 'Portadores da Alegria', Festivais de Dança, 'Salém, Além das Bruxas' e tantos outros envolvendo artistas e músicos dando destaque aos pratas da casa e outros nomes do meio artístico. Vivenciamos coisas lindas através dos palcos. Dia do Teatro é também dia de todos os envolvidos com a arte. Parabéns! E aproveitar para dizer que hoje comemoramos junto com o Teatro, o Dia Nacional do Circo, atividade que muito também nos alegra”, declarou.

Mais sobre o teatro- O teatro foi criado a partir de uma reunião de um grupo numa pedreira em volta de uma fogueira. Devido ao frio, a fogueira refletia a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam nas sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo. Assim foi marcado o 27 de Março.

A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.

Daniela Bairros

Colaborou Mônica Braga

Legenda: Teatro Municipal de Macaé já recebeu apresentação de orquestra

Crédito: Mônica Braga

Mais lidas da semana