Mídias Sociais

Caderno D

Câmara Municipal de Macaé se transforma no Museu do Legislativo

Avatar

Publicado

em

 

O Palácio Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, antiga sede da Câmara Municipal de Macaé, a partir de hoje(30) receberá o título de Museu do Legislativo, onde toda a história política da cidade será contada através de um acervo interessante e que irá marcar os principais acontecimentos do município.

Uma sessão solene irá começar o evento e logo após uma abertura oficial vai abrir a exposição que contará com quadros, móveis, vídeos, fotos, atas históricas e boa parte do acervo do legislativo macaense.

Sua importante história

Tudo começou no dia 22 de janeiro de 1814, quando foi instaurado o Poder Legislativo em Macaé. Isso aconteceu um ano após D. João VI ter aceitado o pedido da população onde foi alterada a condição de localidade de arraial para vila. Dessa forma foi fundada a Vila de São João de Macahé, onde faziam parte os distritos de São João Batista(atual Macaé), São José do Barreto, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Cachoeiras de Macaé, Frade e Sana.

Antes do Palácio, as sessões da Câmara aconteciam nos arredores da Praça Veríssimo de Melo, no imóvel que foi cedido pela família Ferreira Rabello, onde foram nomeados os primeiros vereadores: Manoel Gomes Braga, Demétrio Fragoso e Manoel Antônio de Lima.

Em 1830 a Câmara foi transferida para a Rua Télio Barreto, no Paço Municipal, mas só 30 anos depois passou para o prédio da Avenida Rui Barbosa, que é o atual Palácio.

Foram dois séculos como sede do Legislativo e durante quase um século, o presidente da Câmara era o responsável pela administração da cidade, até a chegada do governador do Estado, Alfredo Backer, que instituiu a Prefeitura de Macaé.

Durante toda a sua existência, o Palácio passou por várias reformas, mas sempre preservando a arquitetura original. Palco de importantes debates e conquistas que marcaram a história de Macaé, como a instalação da Petrobras em 1970 e a campanha pelos royalties na década de 80, o Palácio Legislativo tem motivos de sobra para ser um dos mais importantes museus do nosso Estado.

Inauguração acontece hoje(30) a partir das 19h.

 

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana