Mídias Sociais

Caderno D

Artista e produtor macaense lança festival e revela talentos da região e do estado

Avatar

Publicado

em

 

Recentemente, um jovem artista e produtor de Macaé, venceu um edital público, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro(SEC RJ) em parceria com o Ministério da Cultura(MinC), chamado ‘Microprojetos Favela Criativa’. Entre centenas de inscrições, um projeto macaense liderou, através do talento do Juan Porto e assim será executado mês que vem.

O evento chama-se ‘Free – Festival Regional de Esquete’, que será realizado no Teatro Sesi Macaé e no CIEMH2 Núcleo Cultural, onde todas as atividades serão gratuitas, com a intenção de abrir espaço não só para talentos locais, mas também de toda a Região dos Lagos.

Após a indicação e a conquista, mais um passo foi dado no processo, já que era necessário fazer uma seleção desses participantes. Entre 16 de agosto e 01 de outubro, 10 cenas curtas e/ou esquetes de até 20 minutos de duração foram escolhidas por uma banca de jurados que avaliou as propostas cênicas nos quesitos: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Cena Curta e/ou Esquete, Melhor Caracterização e Melhor Concepção sonora. Pois bem, a banca já escolheu e divulgou os escolhidos, com idades a partir de 16 anos, onde muitos buscam a tão sonhada profissionalização na área cultural. “Eu tive bastante receio com os números de inscrições, por ser um festival novo, mas foi muito bem aceito. Tivemos inscrições de todo o estado do Rio. Coletivos profissionais, grupos de estudantes da Cal (Casa das Artes de Laranjeiras), Unirio, Tablado, entre outros. O número de inscritos me surpreendeu muito! Depois que as inscrições foram finalizadas, a curadoria se reuniu e avaliou o material enviado, selecionamos assim as 10 esquetes que irão se apresentar.” Conta com exclusividade, o criador do festival, Juan Porto.

Paralelo a isso, o festival abre oficialmente inscrições para workshops que serão oferecidos entre 02 a 05 de novembro, gratuitamente durante o período do evento, com a intenção de possibilitar uma troca maior de experiências, onde tudo o que se refere à arte na região, será colocado em pauta para importantes discussões. “O meu objetivo com o festival está quase concluído. Muitos estudantes interessados, motivados. E tudo isso de uma forma muito maior do que eu e toda a equipe esperávamos.” Finaliza Juan.

Confira abaixo os 10 grupos selecionados que vão se apresentar no Teatro Sesi:

Apneia” - Teatro Vírgula / Rio de Janeiro

Aqui não!” - Renegados do Botelho / Rio de Janeiro

Café” - Coletivo de Ninguém /Rio de Janeiro

Castanha” - Sotaque de Teatro / Rio de Janeiro

Ditadura” - TCC – Teatro Cabofriense de Comédia /Cabo Frio

Homo Condominus” - Carranca Coletivo / Rio de Janeiro

La Bamba” - Das Dores Circo Teatro /Rio das Ostras

Mariana” – Eneloc / Macaé

Rayuela” - Cia. Plúmbea /Rio de Janeiro

Procura-se Profundidade” - Cia Pá / Rio de Janeiro

SOBRE OS WORKSHOP:

02/11 - 18h "O CORPO NO IMPROVISO" com Helen de Freitas

O Workshop aplicará sistemas e métodos a fim de proporcionar ao ator/atriz a conscientização de sua principal função: de comunicar e transmitir emoções e ideias. Inscrição: https://goo.gl/Fmmwmm

04/11 - às 14h "POR UM ARTISTA CRIATIVO" com Carla Andrea

Neste encontro teórico-prático, os atores/atrizes terão oportunidade de explorar conceitos sobre individualidade criativa a partir da técnica criada pelo ator, diretor e professor Michael Chekhov.

Michael Chekhov oferece ferramentas para que atores que prezam sua arte consigam envolver a imaginação, buscar um caminho realmente novo de incorporação e praticar a criação contínua do seu personagem, tornando-o um ser vivo, cada vez, cada dia, cada momento. Uma série de práticas simples, profundas e extremamente prazerosas resgata a conexão entre o ator-artista e sua individualidade criativa”. (Michael Chekhov Brasil) Inscrição: https://goo.gl/GLQhpt

05/11 - 10h "ACESSIBILIDADE NO TEATRO" com Aline Pereira

O workshop tem como objetivo abordar as diversas formas de tornar o teatro acessível às pessoas com deficiência. Para isso, vamos apresentar os conceitos sobre acessibilidade e algumas ações já praticadas por grupos que se preocupam com a acessibilidade; também enfocaremos a legislação existente na área. Por fim, vamos experimentar praticamente como é possível criar condições para a fruição sensorial de espetáculos teatrais para as pessoas com deficiência. Inscrição: https://goo.gl/Yh9c4X

Todos os três workshops contam com a entrega de certificados.

Para participar das oficinas basta preencher os formularios presentes nos links acima ou enviar telefone, idade e endereço para o email freefestivaldeesquetes@gmail.com e colocar o nome do workshop no assunto.

O realizador

Juan Porto, 22 anos, formado em Artes Dramáticas pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART), formado em Produção Cultural pelo CIEMH2 Núcleo Cultural e Integrante do Coletivo Eram2 e do Coletivo de Criação CIEMH2.

Participou em diversos esquetes teatrais sendo os últimos "Não Me Cegue" (2015, Coletivo Eram2), "Suicidas Anônimos" (2014, Coletivo de Criação CIEMH2) e "Salle À Manger" (2014, Coletivo de Criação CIEMH2).

Participou também de leituras dramatizadas como "Ópera do Malandro" (2014, Coletivo de Criação CIEMH2) e "Eles Não Usam Black-Tie" (2014, EMART) e em seu mais recente trabalho teatral com a montagem de "Os Sete Gatinhos", com direção de Leonardo Simões (2015).Atualmente trabalha como Fotografo e Designer Gráfico.

SERVIÇO:

FREE- Festival Regional de Esquetes

Teatro SESI Macaé

Data: 04 e 05 de novembro

Rua Alameda Etelvino Gomes, no bairro Riviera Fluminense, na cidade de Macaé/RJ

CIEMH2 Núcleo Cultural

Rua Eleosina Pereira de Queiroz Mattoso, 105, Sol y Mar, Macaé/RJ

Mais informações acesse:

www.festivalfree.wix.com/2016

freefestivaldeesquetes@gmail.com

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana