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Caderno D

A importância da hidratação no verão

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O verão está ai e para manter o bom funcionamento do organismo nos dias de calor intenso e excessivo é vital tomar alguns cuidados. Por isso, para evitar danos à saúde, existem medidas adequadas que devem ser tomados e é nessa hora que a hidratação aparece em primeiro lugar.

A água compõe grande par- te do corpo humano (aproximadamente 60% nos homens e 50 a 55% nas mulheres) e o desajuste entre a perda de água e sua reposição pode levar a quadros de desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.

Já é um consenso a recomendação da ingestão de 2 litros de água por dia, entre- tanto, esta quantidade varia de acordo com as características de cada indivíduo, além de condições climáticas, prática de atividade física, entre outros. A fim de alcançar a quantidade ideal e repor os líquidos perdidos pelo corpo ao longo do dia, é importante criar o hábito de ingerir líquidos mesmo quando não se está com sede. Ter sem- pre uma garrafinha de água por perto pode ser uma boa estratégia para aqueles que ainda não estão acostumados.

Além de água pura, outros alimentos e bebidas também podem contribuir com a hidratação, beneficiando assim a saúde de maneira geral. Veja algumas dicas:

Água de coco: Além de re- frescante e facilmente encontrada por todo o país, tanto em sua forma natural como industrializada, a água de coco contém poucas calorias e é rica em vitaminas e mine- rais, que ajudam na reposição de eletrólitos, perdidos com o suor por exemplo.

Frutas ricas em água: Podem ser ótimas aliadas da hidratação e ainda contribuem para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes. O teor de fibras das frutas, assim como de verduras e legumes merece destaque e beneficia a saúde sob diversos aspectos, como saúde intestinal, sensação de saciedade prolongada, controle da glicemia e do colesterol. Alguns exemplos: abacaxi, melancia, melão, laranja, pera, uva, mo- rango, entre outras.

Sucos de frutas ou polpas congeladas (sem açúcar): Podem ser uma alternativa mais prática e rápida para a ingestão de frutas. Misturar alguns tipos de frutas diferentes e substituir a água por água de coco são alternativas simples e que ajudam a variar ainda mais a alimentação.

Águas aromatizadas: Ótima dica para aqueles que rejeitam a água pura. Gotas de limão, folhas de hortelã e frutas pica- das acrescentam sabor à água de maneira suave e refrescante, além de contribuir para o visual da bebida, que se torna ainda mais atraente.

Chás: Quentes ou gelados é possível usar a criatividade e criar diferentes combinações com ervas e especiarias de sua preferência.

Cerveja: A boa surpresa nessa lista de produtos é a tão conhecida cerva. Constituída por aproximadamente 95% de água, a cerveja é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas pelos brasileiros e desde que consumida de for- ma moderada (1 a 2 latinhas de 350ml/dia) também pode ser uma aliada da hidratação. Isso porque seu baixo teor alcoólico (entre 3 e 8%) não é suficiente para comprometer seu efeito hidratante.

Então, não se esqueça, em dias quentes e/ou durante a prática de atividades físicas, a atenção com a hidratação merece atenção redobrada, já que nestas condições a perda hídrica é ainda maior e representa papel funda- mental no rendimento físico e mental. Portanto, combine a água com as sugestões de alimentos e bebidas citados e mantenha sua hidratação em dia.

 

Foto: Divulgação

 

 

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