Mídias Sociais

Caderno D

7º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia começa hoje!

Avatar

Publicado

em

 

Tudo pronto para mais uma edição do festival mais saboroso de Macaé. A inspiração para este ano não poderia ser mais compatível, já que estamos em clima Olímpico. Sabores do Mundo é o título do festival, que vai contar com um grupo de Chefs bem especiais, que terão a missão de criar pratos exclusivos e fazer o público viajar pelo mundo através dos sabores. Nomes importantes do cenário gastronômico como Checho Gonzales, Paula Prandini, Ilmar Santos, entre outras feras, estarão juntos no maior evento do segmento em Macaé."Teremos diversos Chefs na programação, mas a Paula com certeza será uma incrível troca de experiências. Ela está à frente do cardápio de tapas à moda italiana do Stuzzi, conhecido como stuzzichini,  no requintado restaurante Le Pré Catelan. Já participou conosco de duas edições anteriores do Festival", destaca o presidente do Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros, Renato Nicoli.

Aproveitando todo esse clima festivo das Olimpíadas, o festival, que faz parte do calendário oficial de Macaé e também do estado do Rio, terá uma missão ainda maior de ser um grande sucesso, já que o público esperado é maior, além do evento fazer parte da programação turística das Olimpíadas Rio 2016. " Vamos repetir o sucesso dos anos anteriores e dos já consolidados Festival da Sardinha Samba e Choro, Circuito do Camarão e Beer Beach Burger". Conta Renato.

Ao todo serão 16 restaurantes participantes e como de costume em festivais dessa natureza, todos os pratos serão vendidos a R$20, o que cria uma ótima oportunidade para o público se deliciar com mais pratos e de quebra, a economia gira mais facilmente.

Além da programação intensa dos Chefs, o evento vai contar com programações paralelas esportivas, com o Festival de Inverno de Macaé e culturais com a 4ª edição da Ciranda Literária de Macaé, a CLIM. Uma mistura que promete dar certo e já chama a atenção mesmo antes de acontecer, pois em um só lugar, o público vai estar entretido com diversos acontecimentos e atividades. Tudo muito alegre, festivo e também abrindo espaço para as pessoas conhecerem mais de perto vários talentos locais, do país e do mundo todo.

Confira abaixo a programação completa do festival:

Quinta, 11/08

18h – Prosa na cozinha

Falando outras línguas

Bate papo com as autoras Nara Vidal e Andrea Taubman sobre a literatura brasileira no exterior e o estrangeiro na literatura brasileira.

Chef convidada Joelma Celestrini

19h – Livros à mesa

Lançamento do livro A loucura dos outros, Ed. Reformatório, de Nara Vidal com sessão de autógrafos e degustação do prato preparado pela Chef Joelma Celestrini.

20h – Sabor e saber (FAFIMA) --- a confirmar

O mundo de cada um

Bate papo com as autoras Andrea Taubman e Andreia Ferreira sobre suas publicações e o autismo. Participação do autor Tiago Franco.

Sexta, 12/08 - manhã

9h – Que gosto tem o livro?

O prazer da leitura

Café da manhã com a autora Nara Vidal sobre a alegria e o prazer de uma boa leitura para crianças com crianças.

Lançamento do livro Dagoberto, Ed. Rona.

Local: Hotel Blue Tree

10h – Que gosto tem o livro?

Visita CLIM

Interação da autora Andrea Taubman sobre a alegria e o prazer de uma boa leitura com crianças de 1 a 4 anos. Livro Sonho de mãe, Ed. Jovem

Local: Creche Arte de Crescer

15h – Que gosto tem o livro?

O prazer da leitura

Bate papo com a autora Simone Mota sobre a alegria e o prazer de uma boa leitura para crianças com crianças. Livro: Peixe de abril, Ed. Solo

Local: Hotel Blue Tree

16h – Que gosto tem o livro?

Visita CLIM

Bate papo com a autora Dailza e/ou Edna Bueno sobre a alegria e o prazer de uma boa leitura para crianças com crianças. Livros: Para minha professora com gratidão, Ed. Escrita Fina e Ingrid veio ver o mar, Ed. Global.

Local: Creche Arte de Crescer

 18h – Prosa na cozinha

Um Rio de possibilidades

Bate papo com as autoras Dailza e Edna Bueno sobre a arte escrita, cantada e todas as suas formas.

Chef convidada Odara Ramoa

19h – Livros à mesa

Lançamento dos livros das autoras Dailza e Edna Bueno com sessão de autógrafos e degustação do prato preparado pela Chef Odara Ramoa.

20h – Sabor e saber (FAFIMA) --- a confirmar

Um convite à navegação

Aula show com a professora Susana Ventura (USP) sobre as origens da nossa língua-mãe e os caminhos percorridos até receber o tempero brasileiro. Livro de mesmo título da Ed. Peiropólis

21h – A língua do P

Luau da língua do P

Um luau sob o céu de Macaé e às vozes de seus poetas com Gerson Dudus, Mariucha Correa, Sandra Wyatt, Paulo Emílio Azevedo e Flávia Vasconcelos com a presença do cantor Tibério Azul (a confirmar)

Sábado, 13/08

10h – Literatura e esporte

O prazer da leitura com Vela ao vento

Bate papo com a autora Edna Bueno sobre a alegria e o prazer de uma boa leitura para crianças com crianças. Livro: Vela ao vento, Ed. Garamond. Mediação de Aline Reis.

11h – Oficina literária

 Contando histórias

Oficina de contação de história com o autor Ulisses Belleigoli

Livros: O soberano e O canto da princesa Rubra, Ed. Funalfa

12h – Que gosto tem o livro?

O prazer da leitura

Bate papo com a autora Dailza sobre a alegria e o prazer de uma boa leitura para crianças com crianças

Lançamento do livro O guardião da chuva, Ed. Bambolê, seguido de sessão de autógrafos.

Mediação de Aline Reis.

14h – Oficina literária e/ou Contação de história

Uma aula sobre Sylvia Orthof com José Prado e Vivian Franco Curvello

16h – Sarau Jequitibá de Poesia

Um Sarau em homenagem ao poeta Manoel de Barros com leitores autores

17h – Livro ao vivo

Performance do ilustrador com André Flauzino com leitura do livro As Olimpíadas dos Bichos escrito por Sylvia Flauzino, com mediação de Aline Reis.

18h – Prosa na cozinha

Os estrangeiros nacionais na literatura brasileira: o negro e o índio nas histórias com autora Naná Martins. Livros: O mistério de Itacuereteba, Ed. Cortez e  Iyá Agbá, Ed. Rovelle

Chef convidado Ralph – Tapiocaria Gourmet

19h – Livros à mesa

 Lançamento do livro O mistério de Itacuereteba, Ed. Cortez da autora Naná Martins com sessão de autógrafos e de gustação do prato preparado pelo Chef Ralph.

20h – Papo jovem

Minha cidade e o mundo

Bate papo com as blogueiras Mandy Francesa e Inglith Monteiro sobre o olhar do jovem sobre a cidade que vive e o mundo. Como eles pensam a cidade e suas relações com o mundo. Mediação Aline Reis.

Domingo, 14/08

10h – Que gosto tem o livro?

Piquenique literário com Dança Materna

Uma conversa com a contadora de história Alessandra Visentin sobre livros e contação de histórias para bebês, contação compartilhada por mães e dança materna com a professora Farid Rocha

Participação de Lua Doce – Café de Rua/Relicário/Silvia Jardim  --- a confirmar

12h – Livros à mesa e ao vivo

Bate-papo com os autores presentes, seguido de sessão de autógrafos coletiva, com performance do ilustrador André Flauzino.

14h – Prosa na cozinha

Pai autor:   Tiago Franco e Paulo Emílio de Azevedo (a confirmar) conversam sobre sua escrita e paternidade. “As mulheres escritoras as vezes citam os filhos como influência de suas escrita e os homens?”

Ver um Chef que seja pai (em aberto).

15h – Fome de leitura!

Leitura de texto  (peça infantil) com o ator mirim Luiz Eduardo de Oliveira

Participação da CEDUCO  --- a confirmar

16h – Encerramento

Contadores de histórias participantes:

Alessandra Visentin, Michele Fernandes, Marta Wilbert e Ulisses Belleigoli

O Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros recentemente elegeu uma nova diretoria, onde os profissionais envolvidos são: na presidência, o proprietário do Durval,  Renato Nicoli; Vice Presidente, Vitor Campos Neves, Picanha do Zé; Diretor Financeiro Virgílio Paixão, Devassa; Diretor de Marketing, Alexandre Luz do Sancho Panza; Diretor de Relações Institucionais, Luiz Renato Lucas Martins, Ilhote Sul e a Secretária, Miriam Barbosa do Kebab Store. 

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana