Mídias Sociais

Caderno D

4ª Ciranda Literária de Macaé e Festival Gastronômico da cidade, juntos para revelar o melhor do município

Avatar

Publicado

em

 

O maior evento literário de Macaé, está em contagem regressiva para mais uma edição. A Ciranda Literária de Macaé, a CLIM, chega a marca de quatro eventos, todos realizados com muito sucesso e que depois que firmou parceria com o Festival Gastronômico da cidade, se transformou num evento muito maior, com um propósito mais abrangente. O evento vai acontecer entre os dias 11 e 14 de agosto, na Orla de Cavaleiros. O Polo Gastronômico e as organizadoras da CLIM, Glaucia Pinheiro e Simone Mota, prometem grandes surpresas para quem for conferir o evento.

O tema deste ano será: Literatura e o mundo, e a intenção é que o público faça uma bela viagem pelo mundo dos livros, com uma programação recheada de autores sensacionais e tudo isso, proporcionando aos leitores, a oportunidade de também viajar pelo mundo dos sabores, já que o Festival Gastronômico mais importante de Macaé, irá acontecer em conjunto com a CLIM.

Uma lista pensada com muito critério, foi a base para a criação do evento, que vai receber autores, poetas, contadores de histórias, editores, mediadores de leitura e professores.

O macaense Tiago Franco, é um dos autores em destaque desta 4ª CLIM. Conquistando muitos prêmios pelo país, recebeu este ano o Prêmio Off Flip 2016 na categoria Conto e desde então vem marcando presença em eventos importantes do segmento.

No final de semana, muita contação de histórias, lançamentos de livros, saraus e a presença de Chefs da cidade, vão tornar os dias imperdíveis. Desta vez, as apresentações relacionadas à CLIM, vão ganhar degustações após as apresentações culturais.

Livros da melhor qualidade e comidas especiais não poderiam estar sós em um evento. Música é sempre muito bem vinda e uma programação pra lá de bacana vai compor todos os acontecimentos ao longo dos dias.

Um cantinho pensado para representar o mundo da literatura, vai atrair os leitores visitantes. O Espaço CLIM, vai contar com a venda de livros, um espaço para os autores fazerem sessões de autógrafos e um palco para alguns encontros e bate papo.

O evento quer se firmar e quer fazer parte do calendário oficial da cidade, assim como o Festival Gastronômico. Amplamente conhecida pelo mercado editorial, a CLIM, quer conquistar o público e está trabalhando muito para isso.

Conheça abaixo alguns destaques desta edição, lembrando que a programação completa, da apresentação dos autores, está no Facebook da CLIM.

Gláucia Pinheiro e Simone Mota → Esta dupla incrível é a responsável pela CLIM. São as realizadoras, curadoras e organizadoras desta belíssimo evento e também vai mostrar todo o potencial literário que ambas possuem.

Ulisses Belleigoli → O mineiro vai comemorar na CLIM o sucesso de seu livro ‘Soberano’, seu terceiro romance e ‘Destruído está este coração’, seu primeiro livro de poesia. O autor participou da primeira edição do evento e fez muito sucesso com uma oficina de contação de história que deu o que falar.

Nara Vidal→ A mineira formada em Letras, é mestre em Artes pela London Met University de Londres e já publicou vários livros infantis, além de livros de contos. Ganhadora do prêmio Maximiniano Campos por dois anos seguidos, já participou dos maiores eventos literários do Brasil.

Antonio Alvarez Parada → Figura importantíssima para a história da cidade, o professor Tonito, era um contador de causos da cidade e foi também através de suas pesquisas, que ganhou espaço na imprensa local, onde em 1983, publicou o primeiro livro de histórias da cidade voltado para o público infantil. Suas obras estarão expostas também no evento, como forma de reverenciar este grande autor.

Edna Bueno → A especialista em Literatura Infantil e Juvenil, além das Literaturas Portuguesa e Africana, vai participar pela segunda vez da CLIM.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana