Mídias Sociais

Caderno D

4 anos em Cena!

Avatar

Publicado

em

 

Eles são ótimos e muito engajados. Fomentam a cultura na cidade de Macaé com primor e explora o universo infinito de possibilidades chamado Arte. Assim o projeto Sábado em Cena chega a marca de quatro anos em plena atividade. O Centro Cultural Rinha das Artes é o palco para apresentações incríveis e o Grupo Teatral Acto orquestra essa sinfonia de apresentações, sempre recheadas de surpresas.

Quem quiser pode chegar e se deliciar com apresentações gratuitas de inúmeras vertentes da cultura local macaense como, apresentações de poesia, música, dança, teatro e muito mais.

O projeto é um dos nossos 'queridinhos' aqui do Caderno D e sempre que possível, a gente gosta de divulgar este projeto, pela sua importância, por ser uma iniciativa que está impulsionando a cultura da cidade de Macaé e é claro, por ser um projeto com muita qualidade. Mais de três mil pessoas já foram conferir as apresentações, que sempre acontecem uma vez ao mês.

O Sábado em Cena é aberto a qualquer forma de expressão artística e o esquema para participar é bem inusitado. Quem tiver interesse em participar, basta se inscrever até meia hora antes do evento, o que gera sempre aquele nervosismo legal, já que a programação é elaborada até o último minuto antes de entrarem literalmente em cena. E para aqueles que não conseguirem chegar a tempo, rola o momento 'se joga', que é um espaço durante as apresentações, para aquele que não conseguiu se inscrever, mas que está doido para mostrar o seu talento.

Sempre no primeiro sábado do mês, o evento acontece e neste ano, parece que os números foram até combinados. Dia quatro, o projeto completa quatro anos e irá começar as quatro horas da tarde. Tudo conspirando, né? Para tornar as apresentações sempre mais atraentes, o projeto lança temas para cada edição. Não existe uma obrigação no sentido das apresentações terem que se adequar ao tema, mas muitos gostam dessa pegada e utilizam os temas como inspiração. O último Sábado em Cena teve um tema relacionado com o futuro, anterior a este, teve ainda um que falava sobre o início dos tempos na Grécia. Para hoje, o projeto será com a temática relacionada ao presente. Nada mais sugestivo e esse jogo com a questão do tempo foi bem pensado e criou um ar de mistério, além de trazer à tona, muitos fatos que já passaram em nossas vidas e sugere também uma visão de como será o nosso futuro.

A equipe do Sábado em Cena é caprichosa e adora criar peripécias em cima dos temas lançados, como uma forma de tornar o ambiente adaptado a proposta e fazer com que o público fique imerso em meio a tanta arte. Mas as surpresas é que são a cereja do bolo. O público já espera ávido por apresentações inusitadas e que acontecem na hora, de forma muito espontânea e criativa.

Um grupo que merece todos os aplausos

O Grupo Teatral Acto é o mais antigo da cidade de Macaé e é a base do projeto Sábado em Cena. Fundado em 1987, através da iniciativa de três atores, a intenção de lá pra cá é fomentar todas as formas de fazer arte, de reverenciar os artistas locais e fazer com que o público tenha mais acesso e que consuma mais cultura.

O Centro Cultural Rinha das Artes espera todo mundo hoje(04), as 16h na Rua Dr. Júlio Olivier, 633.

 

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana