Mídias Sociais

Caderno D

1ª Conferência Municipal das Cidades acontece em Rio das Ostras

Avatar

Publicado

em

 

Rio das Ostras promove a 1ª Conferência Municipal das Cidades, nos dias 14 e 15 de outubro, na Câmara Municipal da cidade. A abertura será no dia 14 às 17h30, com a inscrição, solenidade e leitura aprovando o Regimento Interno.

No dia 15, acontece no Colégio Municipal Professora América Abdalla, às 8h, onde será tratado o Desenvolvimento dos trabalhos da Conferência.

O evento tem por objetivo promover o debate sobre o tema Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusas, Participativas e Socialmente Justas.

Antes da Conferência, os interessados poderão participar de uma capacitação, que acontecerá nos dias 5, 6, 11 e 13 de outubro, no auditório do Colégio Municipal América Abdalla.

A realização da Conferência é uma determinação do Governo Federal e tem como finalidades propor diretrizes para construção da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano; indicar prioridades de atuação aos governos Municipal, Estadual e Federal; eleger os delegados para a 6ª Conferência Estadual das Cidades e eleger as instituições representantes da sociedade civil, como também das instituições afins que irão compor o Conselho Municipal de Política Urbana, durante o triênio 2017/2019.

A Comissão Preparatória da Conferência tem se reunido desde agosto para organizar o evento.

Programação

Seminários de Capacitação

Local: Auditório do Colégio Municipal Professora América Abdalla, às 18h30

Dia 05 de outubro

– Tema: “Uso e Ocupação do Solo”

- Palestra: “Elementos definidores da ocupação urbana e os impactos no ambiente”

- Palestrantes: mestre em Engenharia Ambiental, Maria Laura M.G. Sábio e o doutor em Engenharia Ambiental, Rafael Costa.

Dia 06 de outubro

- Tema: “Saneamento Básico e Ambiente”

- Palestra: “Panorama do Saneamento Básico no Município de Rio das Ostras”

- Palestrantes: mestre em Engenharia Ambiental, Marcos da Silva Lourenço; Engenheiro civil, Carlos Roberto da Silva; Engenheiro florestal Ezequiel Moraes e a bióloga, Silvana Sarzedas.

Dia 11 de outubro

- Tema: “Habitação e Regularização Fundiária”

- Palestra: “Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária”

- Palestrantes: Advogada, Carolina Silva Ribeiro; mestre em Engenharia Ambiental, Adiane Conceição de Oliveira e mestre em Serviço Social, Natália Coelho de Oliveira

Dia 13 de outubro

- Tema: “Mobilidade”

- Palestra: “Mobilidade Urbana – a cidade que temos, a cidade que queremos”

- Palestrantes: Cicloativista Eduardo Carvalho de Almeida, Arquiteta urbanista, especialista em acessibilidade, Zuleika Luiza Monção Zanuzzio e a mestre em Engenharia Urbana, Alana Ramalho Perissé Ribeiro

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

 

Mais lidas da semana