Mídias Sociais

Caderno D

Glicério se transforma em opção para descanso e divertimento na Serra de Macaé

Avatar

Publicado

em

 

A cidade de Macaé é bem grande e tem destinos para todos os gostos. Quem gosta de praia e quem gosta de rio vai achar o seu lugar. O distrito de Glicério fica na região serrana da cidade e próximo dos distritos do Sana e do Frade.

Glicério já foi chamado de “Crubixais”, uma palavra de origem tupi que significa “rio de pedras”. Isso já dá uma boa ideia de como é o Rio São Pedro na altura do distrito.

Há várias cachoeiras por lá e Glicério é bem procurado para a prática da canoagem. Existe até uma escultura de um canoísta no distrito que virou um ponto turístico. Em Glicério há um circuito de canoagem com 500 metros de extensão.

Outra atividade muito praticada por lá é a “boiagem”. O novo “esporte” consiste em descer o rio usando boias feitas de pneus de automóveis. Os moradores de Glicério inventaram essa moda e a boiagem acabou cativando os turistas também.

O lugar mais frequentado é o Poço da Siriaca. É uma pequena queda d’água que desagua em um poço de 30 metros de diâmetro com águas transparentes. Há uma área gramada próxima do poço que faz um lugar ótimo para o camping.

O distrito do Frade fica ao lado de Glicério, mas o pico (apesar do nome) não fica lá. Ele é o ponto mais alto de Macaé, com 1.429 metros de altitude. Ele faz parte da Serra das Bicudas, que fica entre Macaé e Casimiro de Abreu.

O Pico do Frade fica a 56 km do centro de Macaé, mas pode ser visto do litoral. Na verdade ele era usado como ponto de referência para os antigos navegadores.

A trilha para o alto do Pico do Frade começa na RJ-162, a 10,7 km da famosa escultura do canoísta, entrada em uma estrada de terra. A melhor opção é usar os serviços de um guia, já que a chance de se perder por lá é grande.

Há um lugar de mesmo nome em Angra dos Reis (que é bem legal por sinal), mas não confunda os dois.

Arquitetura

Faça uma visita à antiga Estação Ferroviária. Ela foi construída no final do século XIX para fazer o escoamento do café até o litoral. Há pouco tempo ela foi restaurada.

Próximas à estação, há outras construções históricas do início do século XX. O Cine Theatro Glória, a Casa Luso-Brasileira e o Salão Sardinha, a casa do Sr. Salvador Pires e a Pharmácia Paes formam um importante conjunto arquitetônico para o distrito. Essas construções seguem o estilo neoclássico. Elas foram edificadas para abrigar os primeiros estabelecimentos comerciais do local.

Como chegar

O melhor caminho até o distrito de Glicério, para quem vem do Rio de Janeiro, é pela BR-101. Siga até a cidade de Casimiro de Abreu e alguns quilômetros depois dela, entre na RJ-162, sentido Cachoeira, subindo a serra. O distrito do Frade fica um pouco depois de Glicério. Já a distância de Macaé para Glicério é de 46,6 km, estimado em 44 minutos.

Eventos

Durante o ano, são realizados diversos eventos no distrito de Glicério. Os mais famosos são:

- O Carnaval, que conta com blocos que saem do Óleo junto com bois de pano e bonecos. E ainda shows de axé e outros ritmos em um palco na praça principal.

- Festa em homenagem ao padroeiro Santo Antônio, realizada no mês de junho. Conta com shows de artistas locais e até artistas nacionalmente conhecidos. Possui barraquinhas com comidas, peças de roupa, bebidas, etc. E durante seus três dias de realização, atrai turistas de distritos vizinho da cidade de Macaé e até de outros municípios.

- A Prefeitura também realiza eventos musicais durante alguns finais de semana, como o Projeto Som na Serra.

- Desde 2003 o distrito também conta com uma festa de Réveillon com shows e fogos de artifícios.

 

Esio Bellido

Fotos: Divulgação

 

Mais lidas da semana