Mídias Sociais

Artigos

Tenha consciência Deputado

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Na última terça-feira, véspera do “Dia da Consciência Negra”, o Deputado Coronel Tadeu do PSL de São Paulo arrancou um cartaz de uma exposição da Câmara dos Deputados contra o racismo. No quadro havia uma ilustração de um homem negro, algemado, assassinado por um policial com uma arma na mão e a manchete “Genocídio da População Negra”.

Talvez o nobre deputado não saiba, mas os negros são os mais que mais morrem em ações policiais.  Legítima defesa do policial? Assassinato? Existem ocorrências para as duas opções, mas se tem uma coisa que é indiscutível é que essas pessoas negras morreram em conflito com policias. Independente da causa isso é uma lastima. A polícia, especialmente no Rio de Janeiro, mata e morre em quantidades absurdas, e na sua maioria também são negros.

Como um parlamentar é dever dele discutir as causas com seus pares, inclusive questionar o papel da polícia, sua remuneração ou estrutura, mas não foi isso que ele fez. Ele achou mais útil a sociedade arrancar o quadro da parede e gravar um vídeo para postar na internet.

Ainda bem que a atitude do Deputado não repercutiu positivamente. Pessoas de diferentes correntes ideológicas classificaram como lamentável a sua atitude. Ele não. Infelizmente, quando questionado afirmou que: “Se colocarem o cartaz de novo, terei que ir lá e tirar”.  Será que é esse o parlamentar que o estado de São Paulo espera? Será que é assim que o povo Brasileiro quer que o seu representante defenda a juventude negra e/ou os policiais?

Cada vez mais nos deparamos com atitudes midiáticas dos parlamentares Brasil afora. Transformando sua atividade em um grande “big brother”. Confundindo transparência no mandato, o que é valido e obrigação do político, com pirotécnica. Privam-se da possibilidade de informar ou explicar e buscam simplesmente likes e compartilhamento.

A atitude do Coronel Tadeu é mais uma das muitas lamentáveis que os políticos nos proporcionam. Carregada de despreparo, falta de respeito e racismo ele transformou sua nobre função em mais um combustível para o descrédito da população. O sangue, suor e lágrimas dos negros estão na história desse país e só esperamos que os nossos representantes tenham essa consciência.

Daniel Raony

Advogado , Pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas e aluno do RenovaBR Cidades.

E-mail: danielraony@hotmail.com

No instagram e no facebook: Daniel Raony

 

Mais lidas da semana