Mídias Sociais

Artigos

Sua voz interna

Avatar

Publicado

em

 

Como é a sua experiência com o espelho? Sente orgulho de você? Se a resposta for sim, é bem provável que você tenha uma imagem de si positiva e se relacione bem consigo. Isso é muito bom. Sua voz interna está a seu favor!
Pois é, a voz interna nada mais é do que nossos pensamentos e sentimentos sobre nós mesmos. A qualidade da voz interna reflete a reputação que criamos de nós mesmos: a autoestima.
A autoestima é resultado do conceito que faço de mim, ou seja, o que penso e sinto sobre eu mesmo, da confiança que deposito ao manifestar palavras de otimismo como a expressão: “Eu confio” - e do respeito que tenho pelo meu eu real, admirando  minhas virtudes e tendo compaixão de minhas vulnerabilidades.
Nossa autoestima será boa se nos vermos com bons olhos. Mas, se nos percebermos como uma pessoa inadequada, insegura, limitada em suas competências, nossa autoestima poderá ficar comprometida e, consequentemente, nosso comportamento será o reflexo desta autoimagem.
Se você está com a autoestima baixa e diz: “eu não posso”, estará enviando uma mensagem negativa de que vai falhar. E será visto como alguém que não pode realmente e, portanto, vai falhar. Mas se a pessoa tem a autoestima equilibrada e diz:
“Eu posso”, será visto como alguém bem sucedido e capaz. Você vai chegar lá.
Somente nós mesmos somos detentores do poder sobre nossa voz interna. Se for
adequada, poderemos pensar de modo assertivo, sentir positivamente e agir
assertivamente.
Fortalecemos nossa autoestima, quando corremos riscos e buscamos atingir nossas metas de vida. Alimentamos nossa autoestima positivamente quando somos assertivas e procuramos nos posicionar firmemente na vida. Nutrimos nossa autoestima quando temos tolerância e compaixão, e perdoamos a nós mesmos por
nossos deslizes.
Uma voz interna crítica e destruidora nos impede de contatar nossas próprias forças. É verdadeira e madura, tendo o dom da ponderação. Estimula o contato com as nossas fraquezas, nossas ameaças e oportunidades. Uma voz interna amiga transcorre no sentimento supremo da existencialidade, brindando a vida por suas evidências e pistas
deixadas no legado de tempo, através do eu real.
O que você ouve de sua voz interna?

Paulo Maravilha Coaching de Vida | Entusiasta | Escritor

Mais lidas da semana