Mídias Sociais

Artigos

Nome sujo pode atrapalhar na hora da contratação?

Avatar

Publicado

em

 

Depende de quem contrata...

Muitas empresas mesmo sabendo da negativação, entendem que o país está em crise e que estamos sujeitos a momentos financeiros ruins e com isso muitos nomes ficam negativados.

Também existem empresas, que dependendo do porte e cargo que estiverem recrutando, possam ter como premissa este requisito, geralmente nas vagas para as áreas financeira ou contábil.

Caso seu nome esteja negativado, é possível que sua contratação não seja efetivada, pois cargos que lidam com dinheiro, empresas tendem ser mais criteriosas nesse quesito, mas, a boa notícia é que possuem felizmente muitas empresas, que nem fazem este tipo de checagem.

Vale lembrar que a prática discriminatória, está prevista na Lei 9.029/1995, a qual estabelece no art1º a proibição da adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para fins de relação de emprego. É possível até que o candidato acione a justiça, mas precisará de provas e na maioria das vezes, ele nem ficará sabendo o motivo pelo qual não foi escolhido. A prova pode ser por exemplo :uma testemunha, gravação da entrevista, email, whatss app etc...

O problema é que geralmente, as empresas não costumam dizer o motivo real, principalmente nesses casos.

Hoje em dia é permitido até abrir a conta no banco, na modalidade conta salário estando negativado, não sendo impedimento algum, pois nesta não haverá linha de crédito vinculada, e sim apenas para efeito de recebimento do seu salário, e possibilitará visualizar saldo e saque.

No entanto a negativação, não deveria ser critério eliminatório num processo de recrutamento e seleção, e jamais ter isto vinculado a sua carteira de trabalho.

Com exceção dos bancários e instituições financeiras que possuem respaldos previstos na CLT.

Porém, os motivos legais de não ser selecionado para tão esperada vaga, podem ser diversos:

  • Não ter o perfil da empresa;
  • Escolaridade;
  • Comportamento na entrevista;
  • Competir com um candidato mais preparado;
  • Cancelamento da vaga;

Enfim, se seu nome está negativado, não entre em desespero. O ideal é traçar uma estratégia para resolver a situação.

 

Gostou? Siga-nos e acompanhe!!!

Só clicar nesse link abaixo

https://instagram.com/dphumanos?igshid=dwdssww25gwc

 

Karinne Pierre

Tecnóloga em RH

Ceo dphumanos

Mais lidas da semana