Mídias Sociais

Artigos

História Cronológica de Antigos e Memoráveis Visitantes à Macaé (III)

Avatar

Publicado

em

 

Grazielle Heguedusch* e Rúben Pereira*

Depois de desvendarmos Jean de Léry e André Thévet que por aqui passaram no século XVI, esta semana desvendaremos ao leitor ávido por memórias macaenses o viajante Saint-Hilaire que por nossa terra se encantou nos idos de 1817.

 

 

Auguste Saint-Hilaire

Auguste Saint-Hilaire, foi um importante botânico e naturalista, francês que esteve no Brasil entre 1816- 1822.
Ele visitou Macaé, durante a realização da urbanização da recém-criada Villa de São João de Macahé.
Esse memorável naturalista, também realizou relatos e descrições de relevante importância para pesquisas sobre a história de Macaé.

Em um dos trechos de seus relatos, Saint-Hilaire descreve: "(...)Para oeste situa-se a Serra de Macaé, formada por uma cadeia de montanhas que se prendem à Serra do Mar, onde o chamado Morro ou Pico do Frade é o ponto mais elevado, apresenta uma forma singular (...) paisagem encantadora, sobretudo quando vista da margem esquerda do rio, de onde se abrange melhor as montanhas que se elevam no horizonte, o pequeno morro isolado onde fica a igreja , e todas as sinuosidades que o rio descreve antes da sua embocadura (...)".

A igreja que Saint-Hilaire se refere na citação acima é a Igreja de Santana. Em um outro trecho do seu caderno de viagens, Hilaire narra, "(...) Entre as vantagens que gozei na cidade de Macaé, há uma que não pode passar em silêncio; porque, em uma região tão quente, ela pode ser considerada como inapreciável. Desde muito tempo encontrava por toda parte água extremamente má, mas a que se bebe em Macaé, é excelente, perfeitamente límpida (...)".

Dentro de todos os registros que Saint-Hilaire, realizou em suas pesquisas de campo em Macaé, houveram encantos e elogios inerente aos seus textos e, considerando que esse naturalista viajou por diversos lugares, não só do Brasil, mas do mundo, sua obra se faz bastante preciosa e um deleite para estudiosos de Macaé.

*Grazielle Heguedusch – Turismóloga com Pós graduação em História e Cultura no Brasil. Criadora do Almanaque Macaé Turismo e do Desvendando Macaé. Autora do Be-a-bá do Receptivo Turístico de Macaé. Pesquisadora do OMM Observatório da Memória Macaense. www.almanaquemacaetur.com.br

*Rúben Pereira – Musico, Poeta e Memorialista. Criador do Almanaque Macaé Turismo e do Desvendando Macaé. Gerencia o OMM Observatório da Memória Macaense.  Co-autor do Be-a-bá do Receptivo Turístico de Macaé. www.almanaquemacaetur.com.br

Mais lidas da semana