Mídias Sociais

Artigos

Desigual

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Nas últimas semanas venho tratando aqui com vocês sobre educação. Hoje não será diferente, isto porque fiquei profundamente surpreso com um dado recentemente revelado pela POF (Pesquisa de orçamento familiar) referente aos anos de 2017/2018. A pesquisa tem por objetivo apontar como é gasto o orçamento das famílias brasileiras e nisso entendemos um pouco da dinâmica da população como um todo. Quais são suas necessidades ou prioridades.
Sem dúvida o sentimento que temos ao analisar a pesquisa é de que nosso país é extremamente desigual. Não acredito que isso seja novidade para alguém, mas acho que temos o dever de evidenciar sempre que possível essa situação. Não é o tipo de coisa que pode entrar na normalidade e ser esquecido.

Os números nos mostram que para cada família do grupo mais rico, existem nove famílias do grupo mais pobre, e que todo gasto dessa família mais pobre que envolve saúde, moradia, transporte, comida entre outros, corresponde ao que uma família rica gasta só com educação. O valor que uma família do grupo mais pobre gasta no mês inteiro, com todos os tipos de despesas, equivale ao que uma família mais rica gasta só com educação. Será que temos noção do abismo social que isso traz? Se a educação é a porta de saída para a pobreza, a pobreza está trancando essa porta.
Entendendo que a educação em sua plenitude envolve todas as formas de conhecimento que você pode adquirir, seja assistindo um filme, indo ao teatro ou lendo um jornal como esse, quanto será ofertado ao filho de cada família durante toda vida? Quanto de esforço cada um deverá fazer para ter o mesmo nível de conhecimento?
A reflexão é necessária e a solução não passa nem por todos terem igualmente o pouco, nem por gerar riqueza sem distribuir. A desigualdade histórica no Brasil só contribui para mais violência e o ciclo vicioso de injustiça. Após esse período difícil que nossa economia vem passando, espero que a gente volte a crescer como país e não só para alguns.

Daniel Raony
Advogado , Pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas e aluno do RenovaBR Cidades.
E-mail: danielraony@hotmail.com
No instagram e no facebook: Daniel Raony

Mais lidas da semana