Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé doa terreno para o NUPEM/UFRJ a fim de fortalecer área de pesquisa na cidade

Publicado

em

 

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA) oficializou a doação de um terreno para o lado do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no bairro São José do Barreto.

Localizado ao lado do próprio NUPEM/UFRJ, o terreno, declarado como de utilidade pública por decreto do prefeito, será doada à UFRJ, possibilitando a ampliação do Laboratório de Pesquisas de Doenças Emergentes e Negligenciadas do NUPEM.

De acordo com a prefeitura, a ampliação do laboratório favorecerá a expansão das atividades de pesquisa do coronavírus, da zika, da chikungunya, da varíola do macaco, e de protozoários que causam a Doença de Chagas, entre outras pesquisas.

“[O laboratório] Propiciará ainda a formação continuada e qualificada dos alunos da UFRJ e de outras universidades sediadas na Região Norte Fluminense, em saúde e ciências biológicas. O laboratório expandido tornará possível a formação de mais mestres e doutores através dos programas de pós-graduação ‘sensu stricto’ já implantados no NUPEM, e de cursos de graduação e pós-graduação ‘lato sensu’, na área da saúde”, acredita o município.

Para Welberth Rezende, a doação do terreno ao NUPEM/UFRJ permitirá ainda a ampliação de laboratórios e do campo de pesquisa no municípios, possibilitando significativos benefícios para a população.

“Os laboratórios irão dispor de equipamentos de última geração e uma estrutura avançada com nível de biossegurança 3 para atendimento ao cidadão e para pesquisas. Outra contrapartida será a formação continuada e qualificada de professores. Muitos deles atuarão junto aos estudantes do Ensino Fundamental e [do Ensino] Médio de Macaé. Fora isso, há a possibilidade de novos cursos, atendendo à indústria de energia”, declarou o prefeito.

Dirigido pela doutora em Ciências Morfológicas, Cintia Monteiro de Barros, e pelo vice-diretor, Fábio DiDario, doutor em Zoologia, o NUPEM/UFRJ conta atualmente com 60 docentes, 40 técnicos e cerca de 500 alunos de graduação e pós-graduação.

Criado no início da década de 1980, a partir do interesse de pesquisadores em compreender a ecologia das lagoas costeiras da região, o NUPEM/UFRJ teve sua sede em Macaé construída pela prefeitura, e inaugurada em 2006, ano em que passou a sediar o 1º curso de graduação em um campus avançado da UFRJ.

“Desde quando foi criado, o NUPEM desempenhou relevante papel social. Em 1998, foi criado o Parque Nacional (PARNA) da Restinga de Jurubatiba, a partir de movimento científico e social por uma Unidade de Preservação no Norte Fluminense, liderado pelo Instituto. Atualmente a instituição se consolidou como referência em Pesquisa, Ensino e Extensão no Norte Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e no exterior”, detalha a prefeitura.

A diretora do NUPEM lembra que a doação do terreno possibilitará também a expansão de cursos de graduação em Biomedicina, em Licenciatura Interdisciplinar, e em Oceanografia, que trará maior compreensão dos oceanos e da área costeira da região, explorada desde o final da década de 1970 pela indústria do petróleo.

“Nós devolveremos conhecimento científico, como foi realizado durante o período da Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019), e formaremos cidadãos com alta qualidade no ensino, como já é feito nas Ciências Biológicas. A direção do NUPEM/UFRJ agradece a confiança do prefeito Welberth Rezende na instituição. Esperamos atender às expectativas dele e da sociedade macaense com esse investimento em educação de qualidade”, afirmou Cintia Monteiro de Barros.

A prefeitura lembra ainda que o NUPEM/UFRJ oferece atualmente curso de bacharelado em Ciências Biológicas, implantado em 2013, e o curso de Ciências Biológicas, na modalidade Licenciatura.

Além disso, dispõe dos cursos de pós-graduação, em Ciências Ambientais e Conservação, em Ambiente Sociedade e Desenvolvimento, em Produtos Bioativos e Biociências, em Ciências Fisiológicas, e em Educação em Ciências e Saúde.

“A construção de novos laboratórios tornará viável resultados e análises mais específicos sobre diversas doenças, beneficiando toda a região”, acrescentou o município.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana