Mídias Sociais

Política

Macaé aparece como a 4ª cidade com maior competitividade do Estado do Rio segundo ranking nacional

Publicado

em

 

A cidade de Macaé ganhou duas posições na 3ª edição do Ranking de Competividade dos Municípios, estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública, divulgado na semana passada, sendo o 4º município do Estado do Rio com maior competitividade.

De acordo com a prefeitura, a geração de emprego e a atração de investimentos estão entre os principais fatores que ajudaram a reforçar o desenvolvimento econômico da cidade, que cada vez mais, consolida sua importância junto ao setor energético estadual e nacional.

O estudo visa ser uma ferramenta para os cidadãos avaliarem e cobrarem, de forma eficiente, o desempenho dos formuladores de políticas públicas de cada município avaliado pelo ranking, que destaca Macaé na 84ª posição na Região Sudeste.

“Macaé como o município que mais ganhou posições no ranking de competitividade no Brasil mostra que o cenário positivo criado pelo governo com o incentivo para a expansão do potencial energético, com a desburocratização dos processos de emissão de alvará de construção, e o reaquecimento das atividades econômicas, está no caminho certo”, comentou o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA).

Em sua 3ª edição, o Ranking de Competitividade dos Municípios analisou um total de 415 municípios brasileiros, o que representa apenas 7,45% dos 5.568 municípios brasileiros, representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2020.

Entre os fatores apontados pelo prefeito para o crescimento da cidade no ranking, estão o avanço do agroeconomia, a iminente construção de um centro de abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, e toda a base que o governo municipal oferece, com 1 bilhão de reais de investimento e 40 obras em andamento.

Em todo o Estado do Rio, Macaé aparece atrás apenas do Rio de Janeiro, em 46º no país e em 32º no Sudeste, de Niterói, em 92º no país e em 59º no Sudeste, e de Resende, em 111º no país e em 72º no Sudeste, tendo subido 90 posições no quesito Funcionamento da Máquina Pública, e alcançando a 33ª posição nacional em Inovação de Dinamismo Econômico.

“A desburocratização dos processos de licenciamento permite uma análise mais rápida, embora criteriosa, para a abertura de novos empreendimentos como cursos de inglês, novas termelétricas, supermercados e outros”, lembra o procurador geral do município, Fabiano Paschoal, presidente da Comissão de Consulta Prévia, que analisou 190 processos para a abertura de grandes, médios e pequenos negócios em Macaé.

Da região do entorno da Bacia de Campos no ranking, aparecem ainda São Pedro da Aldeia, 12º no Estado, 157º no Sudeste e 264º no país; Campos dos Goytacazes, 13º no Estado, 160º no Sudeste e 270º no país; Rio das Ostras, 14º no Estado, 166º no Sudeste e 285º no país; Cabo Frio, 15º no Estado, 167º no Sudeste e 290º no país; e Araruama, 27º no Estado, 183º no Sudeste e 357 no país.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana