Mídias Sociais

Política

Macaé aparece com destaque em avaliação do governo federal sobre governança e gestão dos municípios brasileiros

Publicado

em

 

A gestão de Macaé foi reconhecida pelas boas práticas administrativas com a posição preliminar no Instrumento de Maturidade de Gestão, ferramenta utilizada pelo governo federal para avaliar os municípios brasileiros.

Considerada excelente, a pontuação provisória foi de 97,09, de um total de 100, colocando Macaé na categoria Bronze 4, a maior de todas dentro das avaliações do Instrumento de Maturidade de Gestão.

“Para chegar ao resultado, o trabalho foi intenso. Primeiro, a prefeitura assinou o termo de adesão ao processo, no dia 25 de julho. Foi instituído um Comitê de Governança e Gestão, formado por representantes da Secretaria Adjunta de Relações Institucionais, da Secretaria Adjunta de Governo, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e do Escritório de Gestão de Indicadores e Metas (Egim)”, contou o município.

O comitê é formado pela presidente Simone Caldeira, e por Mahisa Gaspio, Caroline Araújo, Amanda Malfacini, Jane Roriz, Márcio Bittencourt, e Carla Tavares.

]Segundo a prefeitura, a principal tarefa do grupo foi organizar informações de todos os órgãos municipais para o preenchimento do Relatório Preliminar de Melhoria da Gestão, que avaliou os critérios de Governança, Estratégias e Planos, Público Alvo, Sustentabilidade, Capital Intelectual, Orientação por Processos, e Geração de Valor Público.

“Agora a fase é de validação externa, feita por um avaliador da Secretaria Executiva da Rede + Brasil, do governo federal. Ele vai analisar as respostas e a documentação de forma online. E, além disso, apontar as indicações de melhorias que precisam ocorrer. O certificado com a pontuação final será emitido e encaminhado ao município”, contou o município.

Para a presidente do Comitê Municipal de Governança e Gestão, Sandra Caldeira, que também é diretora executiva de Relações Institucionais da prefeitura, o trabalho feito pelo grupo pode ajudar a cidade, no futuro, até mesmo com o recebimento de recursos federais.

“Esse certificado é extremamente importante. O município que não receber pode até ter, no futuro, dificuldades para o recebimento de recursos da União”, contou Sandra Caldeira.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana