Mídias Sociais

Política

Rio das Ostras reforça campanha de vacinação contra o coronavírus de segunda a sexta-feira

Publicado

em

 

A Prefeitura de Rio das Ostras segue com a campanha de vacinação contra o coronavírus, que recomeça nesta segunda-feira, 29 de agosto, e vai até a próxima sexta-feira, 2 de setembro, com aplicação da 1ª, da 2ª, da 3ª e da 4ª dose.

As equipes da Secretaria de Saúde trabalham na imunização apenas no polo do Iate Clube, no centro da cidade, das 8h às 16h, lembrando que, desde a última semana, as crianças de 3 e 4 anos foram incluídas na população vacinada contra o coronavírus, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A prefeitura reforça que não é necessário intervalo entre vacinas contra coronavírus e as demais vacinas de rotina ou de campanhas de vacinação para a população maior de 3 anos de idade, que seguem o calendário do governo federal.

Para receber as vacinas, é necessário apenas apresentar a certidão de nascimento ou documento de identidade, CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um comprovante de residência, e no caso de crianças entre 3 e 12 anos, a caderneta de vacinação.

“Conforme orientação em Nota Técnica, os pais ou responsável legal devem estar presentes no ato da vacinação. Em caso de ausência destes, um adulto poderá acompanhar a criança portando a autorização de consentimento por escrito (modelo de declaração disponível nos Polos de Vacinação Pediátrica). Não será necessária receita médica para vacinar a criança”, explicou o município.

A prefeitura lembra que todas as pessoas maiores de 3 anos ainda não vacinadas podem receber a 1ª dose, e que para receber a 2ª, a 3ª ou a 4ª dose, é preciso atenção em relação aos intervalos em relação à 1ª dose, que variam de acordo com cada fabricante.

“Maiores de 12 anos vacinados [com a 1ª dose] com Pfizer há 21 dias, com Astrazeneca há 8 semanas, com CoronaVac há 28 dias e Janssen há 2 meses. Crianças entre 3 a 11 anos vacinadas com Pfizer infantil há pelo menos 8 semanas e com CoronaVac há 28 dias. Para pessoas com idade a partir de 12 anos, vacinadas apenas com 2 doses, após os seguintes intervalos: vacinadas com Astrazeneca, CoronaVac ou Pfizer há pelo menos 4 meses, imunossuprimidas há 8 semanas, e gestantes ou puérperas há 4 meses. Para pessoas maiores de 12 anos, com imunossupressão, vacinadas com 3 doses, após intervalo de 4 meses. Pessoas maiores de 18 anos, vacinadas com 3 doses, após o seguinte intervalo de 4 meses. Pessoas vacinadas com Janssen, 2 meses após dose única; vacinadas com 2ª dose, 4 meses após a 2ª dose; vacinadas com 3ª dose, 4 meses após 2º reforço; vacinadas com 4ª dose, 4 meses após 3ª dose para pessoas a partir de 40 anos”, enumerou a prefeitura.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana