Depois de colocar fim às inúmeras reclamações de vereadores na Câmara Municipal e atender as demandas da população feminina da cidade, a Prefeitura de Macaé comemorou a aquisição de um novo equipamento de mamografia digital para a rede pública municipal de Saúde.
Segundo a gestão, o objetivo é ampliar as ações de promoção e prevenção de doenças, além de melhorar a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, enfermidade que tinha a estimativa de mais 59.700 casos em 2018, segundo publicação no site do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em novembro do ano passado.
“Com o novo aparelho, o município realizou 400 exames em um mês. O mamógrafo digital trabalha com menos carga de radiação, não polui, a revelação é digital, possui alta resolução, maior definição e a compressão na mama é reduzida pelo maquinário ser mais sensível à captação das imagens”, detalhou a prefeitura.
Causa de morte mais frequente por câncer nas mulheres em todo o mundo, o câncer de mama tem vitimado muitas mulheres no Brasil, chegando, entre 2011 e 2015, atingindo 15,7% do total de óbitos em todos os estamos do país.
Responsável pelo serviço de radiologia e diagnóstico por imagem do município, Luciana De Biase explicou que, com o mamógrafo digital, a precisão e a agilidade do diagnóstico aumentam consideravelmente, fazendo coro com os vereadores e médicos, Dr. Márcio Bittencourt (MDB) e Dr. Eduardo Cardoso (PPS), que, assim como outros parlamentares, vinham criticando a falta do equipamento na rede municipal.
Luciana De Biase acrescentou também que, com a compra do novo equipamento, não há fila de espera, pois as pacientes passam pelo ginecologista, que faz a solicitação do exame, realizado após agendamento feito através da Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria (CCAA).
“A expectativa é criar um grupo voltado para atendimento da mama. Num mesmo local a usuária fará ultrassonografia, mamografia e, caso seja detectada alguma lesão, poderá fazer o diagnóstico de risco patológico”, explicou Luciana.
O novo mamógrafo foi instalado no setor de imagens do Hospital Público de Macaé (HPM), mas para solicitar o exame, é preciso procurar a CCAA levando o pedido médico próprio do Sistema Único de Saúde (SUS), documento de identificação e Cartão SUS. A CCAA atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e fica localizada na Avenida Agenor Caldas, 261, no Centro.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o 2º tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
“A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam e os impactos da doença são minimizados” reiterou a prefeitura.