A Prefeitura de Arraial do Cabo emitiu uma nota de repúdio a atitude de alguns policiais na noite desta terça-feira, 05, último dia do evento Carnarraial, organizado pela Prefeitura. Segundo a administração municipal, o evento teve que ser encerrado antes do horário previsto, devido a atitude "truculenta" dos policiais.
Na nota oficial, a Prefeitura explica que o evento estava previsto para encerrar às 2h, mas acabou pouco depois da 1h, "devido a truculência de policiais despreparados que agiram de forma irresponsável, chegando a apontar armas para funcionários públicos que estavam apenas trabalhando". O município informou ainda que o caso foi levado ao 25º BPM, que se prontificou em apurar a ocorrência e tomar as devidas providências.
"A Secretaria agradece todo o apoio da PM durante a realização do carnaval, mas preza pelo respeito e pela garantia da liberdade e dignidade de qualquer ser humano", finalizou.
Através das redes sociais, o Subsecretário de Comunicação e Eventos de Arraial, Rapahel Barreto, também falou sobre o ocorrido. "Simplesmente a PM parou o bloco da Prefeitura com uma “12” no MEU rosto pedindo para parar o bloco, me ameaçando. Um absurdo! Apontaram uma arma para mim e para demais servidores públicos como se fôssemos bandidos", lamentou Barreto.
Após tomar conhecimento do caso, o Comando do 25º BPM, afirmou que o evento foi encerrado pois estariam ocorrendo condutas ilícitas como vias de fato nas areias da Praia entre os participantes do Evento, que ora reproduzia músicas que incitam e enaltecem o crime.
Contudo, o 25º Batalhão informou que estão sendo apuradas as condutas dos policiais militares, a fim de verificar se houve desvio ou abuso de poder por parte dos agentes públicos.
Bloco Figueira Folia não saiu as ruas devido a furto de peça - Outro problema registrado durante o Carnaval do "Caribe Brasileiro" foi o furto de uma peça do motor do trio elétrico que faria parte do bloco Figueira Folia. Por esse motivo, o bloco não saiu nas ruas.
De acordo com a Prefeitura, a segurança do equipamento até a hora do evento era de responsabilidade da empresa licitada, sendo assim, será feito um boletim de ocorrência e a empresa que prestou o serviço também será notificada.